Edição: quinta-feira, 07/12/2017
Compartilhe:

  Educação

Aulas de prática de conjunto e musicalização infantil na Casa da Educação

Novas turmas começarão as aulas em fevereiro

Os pais que desejarem inscrever os filhos em aulas de musicalização infantil devem procurar a Casa da Educação Visconde de Mauá. Em 2018, além de turmas de Ópera infantil, Coro Infantil e Coral de meninos, a Casa vai oferecer aulas de musicalização infantil e prática de conjunto.

O responsável pelas turmas será o professor Lucas Azeredo. As aulas do curso de musicalização infantil serão ministradas nas terças-feiras às 18h e serão voltadas para crianças de 4 a 7 anos.

As inscrições devem ser feitas na Casa, que fica na Rua Barão do Rio Branco, nº 03, das 9h às 12h e das 13h às 16h. Cada aluno poderá cursar, no máximo, duas oficinas por ano. Os documentos necessários para a matrícula são: cópia da certidão do nascimento e do comprovante de residência, declaração escolar, cópia da identidade do responsável e uma foto 3x4.

A musicalização infantil favorece o desenvolvimento da sensibilidade, criatividade, senso rítmico, imaginação, memória, concentração e atenção, além de ampliar as experiências no campo do ritmo, audição e expressão corporal.

Já as aulas de prática de conjunto serão destinadas a crianças com mais de 10 anos. Os ensaios ocorrerão às 9h das terças-feiras.

“Essas são aulas para os alunos de gostam de cantar e já tocam algum instrumento, como bateria, guitarra, flauta. Qualquer instrumento será bem-vindo. O objetivo é mostrar de que forma eles poderão tocar juntos. Uma coisa é a pessoa saber tocar sozinha, outra bem diferente é saber tocar com outras pessoas. A harmonização é essencial”, explica Lucas.

“Temos percebido que há uma grande procura dos responsáveis pelas crianças menores por atividades que enriqueçam culturalmente este público mais novo. Então, para 2018, estamos implementando as turmas de musicalização. Temos certeza que estas oportunidades irão enriquecer muito a bagagem delas. E sobre a prática de conjunto, tem tudo a ver com a juventude e suas primeiras bandas. Muita coisa boa sairá dessa proposta nova”, explica a diretora da Casa da Educação, Catarina Maul.

Lucas Azeredo iniciou a formação musical na Escola de Música Villa-Lobos. É formado em licenciatura em Música pela UFRJ. Atua como professor de violão e guitarra e como professor de Musicalização infantil e outras práticas de ensino musical desde 2014.

“As aulas de música têm a particularidade de trabalhar áreas do cérebro que nenhuma outra disciplina trabalha. Além de ampliar seus conhecimentos musicais específicos, os alunos aprendem a importância do trabalho em grupo, desenvolvem a coordenação motora e expressividade”, explica Lucas.



Compartilhe:




Rua Joaquim Moreira, 106
Centro – Petrópolis – RJ
Cep: 25600-000

ABRAJORI – Associação Brasileira dos Jornais do Interior