Edição: quarta-feira, 16/05/2018
Compartilhe:

  Segurança

Comandante dos Bombeiros visita Centro Integrado de Operações

Ramon Camilo e mais 11 agentes do 15º GBM puderam conhecer de que forma as câmeras vão contribuir para o trabalho da corporação

 

O comandante do 15º Grupamento de Bombeiros Militares (GBM), tenente-coronel Ramon Camilo, e mais 11 agentes da corporação estiveram nesta terça-feira (15.05) no Centro Integrado de Operações de Petrópolis (Ciop) para conhecer a estrutura e funcionalidade da central de monitoramento da cidade. Os bombeiros vão utilizar as imagens principalmente para o atendimento de ocorrências.

A central de monitoramento já tem 26 câmeras instaladas. Petrópolis terá 46 pontos monitorados com equipamentos que filmam em 360º e nas entradas da cidade, ficarão câmeras fixas com reconhecimento de placas.

“Todos os órgãos que vão participar do Centro Integrado de Operações já conhecem como podem aproveitar as imagens para fazer o trabalho da melhor forma. As câmeras serão uma ferramenta fundamental para a Guarda, PM, delegacias, CPTrans, Defesa Civil e bombeiros”, diz o prefeito Bernardo Rossi.

Durante a visita, os bombeiros visualizaram imagens de ruas próximas a rios e já vão planejar ações a serem executadas em dias de chuvas, a partir das informações prestadas pelo Centro Integrado de Operações e comunicação entre os agentes da corporação e os monitorantes.

“Essa é uma ferramenta que a gente não tinha e precisava muito. Essas imagens vão mostrar o momento exato do trasbordamento de rios, por exemplo, e permite um acionamento imediato para atuar. O mesmo vale para acidentes de trânsito com vítimas, em que a gente vai poder se deslocar mais rápido para fazer o atendimento”, afirmou Ramon Camilo.

 “O próprio nome já diz: aqui será uma central integrada entre todos os órgãos. Teremos contato direto para indicar necessidade de agir em determinado local, melhores rotas para acessar a ocorrência”, explicou o comandante da Guarda Civil, Jeferson Calomeni, que recebeu os agentes do 15º GBM ao lado do coordenador de Segurança, Maurício Borges.

As forças de segurança também estão montando planejamento de ações, fazendo um mapeamento de locais, dia e horário com ocorrência de crimes. O mesmo está sendo com relação ao trânsito e ruas com maior índice de acidentes.

Na semana passada, o comandante do 26º Batalhão da Polícia Militar (BPM), Oderlei Souza, também esteve nas instalações do Ciop, no Centro de Cultura Raul de Leoni. Um total de 35 agentes das forças de segurança, da CPTrans e da Defesa Civil passaram por treinamento para aprender operar o sistema, a visualizar as imagens e salvar as cenas gravadas.



Compartilhe:


Casando com Estilo



Rua Joaquim Moreira, 106
Centro – Petrópolis – RJ
Cep: 25600-000

ABRAJORI – Associação Brasileira dos Jornais do Interior