Edição: quarta-feira, 16/05/2018
Compartilhe:

  Diário Comunidades

Curso de formação em radioamadorismo começa no próximo dia 26

Interessados devem procurar a sede da secretaria que fica na Rua Buarque de Macedo, 128, no Centro

Começa no próximo dia 26 de maio o curso preparatório para quem deseja fazer parte do grupo de radioamadores de Petrópolis. Oferecido pela Rede de Operações de Emergência de Radioamadores de Petrópolis (ROER) em parceria com a Secretaria de Defesa Civil e Ações Voluntárias, as aulas acontecem aos sábados na Fundação de Apoio à Escola Técnica (Faetec), no Quitandinha. Os interessados em participar devem se inscrever na sede da Defesa Civil, na Rua Buarque de Macedo, 128, no Centro, ou através do e-mail: py1tr@yahoo.com.br. As vagas são limitadas e o curso é gratuito.

Em abril, a ROER formou 23 radioamadores regulamentados pela Agência Nacional de Telecomunicações (ANATEL). Desde então a cidade conta com 41 pessoas preparadas para exercer a atividade no município. O grupo atua no momento em que todas as outras formas de comunicação param de funcionar, como ocorreu na cidade em 2011, no Vale do Cuiabá, e em 2013, na Vila São Joaquim, no Quitandinha.

A comunicação é peça chave quando acontece uma ocorrência de grande proporção”, afirma o secretário de Defesa Civil e Ações Voluntárias, coronel Paulo Renato Vaz, reforçando a importância do grupo de radioamadores para a cidade.

“Desde o início da nossa gestão estamos trabalhando integrados com outros grupos de resposta. A ROER hoje funciona em uma sala dentro da Defesa Civil e já participou de um treinamento simulado com a gente. Além disso, deram apoio na reativação do sistema de comunicação integrado da prefeitura”, disse o secretário.

A atuação em conjunto dos radioamadores com a Defesa Civil é prevista na lei que institui a Política Nacional de Proteção e Defesa Civil (PNPDEC). Fábio Hoelz, Coordenador de Educação da ROER, explica como funciona o curso que acontece até o dia 23 de junho.

"O curso é preparatório para a prova da Anatel, que está agendada para o dia 29 de junho no nosso município. Nossa ideia é que mais pessoas estejam preparadas caso seja necessário no momento de uma grande ocorrência", disse Fábio, que elogiou a parceria com a Secretaria de Defesa Civil.

“Quanto mais rápido os órgãos sejam acionados, melhor para os petropolitanos. Essa atuação em conjunto é importante para o município como um todo. Ficamos muito felizes e honrados em contribuir com o sistema da prefeitura como um todo”, completa.

 



Compartilhe:




Rua Joaquim Moreira, 106
Centro – Petrópolis – RJ
Cep: 25600-000

ABRAJORI – Associação Brasileira dos Jornais do Interior