Edição anterior (1369):
sexta-feira, 10 de agosto de 2018
Ed. 1369:

Capa

Compartilhe:

Voltar:

HOJE

Edição anterior (1369): sexta-feira, 10 de agosto de 2018

Ed.1369:

Compartilhe:

Voltar:


  Cidade

Espaço Empreendedor: 1124 atendimentos em julho

Serviços gratuitos e sem agendamento prévio

Antes de 2017, o empreendedor que desejava abrir o seu próprio negócio precisava peregrinar por diversos setores da prefeitura para conseguir os documentos necessários para a legalização do empreendimento. Todo esse caminho durava semanas. Atualmente, o cenário é diferente: em um mesmo local, todos os serviços necessários para a abertura de um novo negócio podem ser encontrados no Espaço Empreendedor – desde a consulta de viabilidade até o pedido de alvará eletrônico. A facilidade pode ser comprovada pelos números: em dezembro de 2017, o EE registrou 423 atendimentos, já em julho de 2018, o número quase triplicou: foram 1124 atendimentos, o que representa um aumento de 266%.

 

Segundo o levantamento da Secretaria de Desenvolvimento Econômica, dos 1124 atendimentos registrados, 864 estão diretamente ligados à Jucerja – Junta Comercial do Rio de Janeiro, com destaque para as consultas referentes à MEI – Microempreendedores Individuais: 98. Além disso, foram registradas 187 visitas no protocolo geral e 31 consultas no Departamento de Trabalho e Renda.

“O aumento no número de atendimentos vem crescendo desde 2017, quando a Secretaria de Desenvolvimento Econômico começou a contabilizar os serviços oferecidos. É importante que as pessoas que desejam abrir o seu próprio negócio conheçam o Espaço Empreendedor. A consulta de viabilidade, que é essencial para saber se o tipo de negócio pode ou ser aberto na localidade escolhida é um dos serviços oferecidos”, explica o prefeito Bernardo Rossi.

Em dezembro de 2017 foram 423 atendimentos, em janeiro de 2018 – 612; em fevereiro – 533, em março 741; em abril – 985; em maio, 826 em junho, 833 e em julho, 1124 atendimentos. Só nesse ano foram 5.624 atendimentos.

“Os novos negócios, principalmente os que estão relacionados aos micro e pequenos empreendedores são os grandes responsáveis pelo crescimento da economia principalmente no Estado do Rio de Janeiro, que caminha para a recuperação econômica. Por isso que o Espaço Empreendedor é tão importante em Petrópolis. A celeridade nos procedimentos se tornou um grande impulso para os que desejam empreender e isso fica muito claro diante dos números registrados no Espaço Empreendedor”, disse o secretário de Desenvolvimento Econômico, Marcelo Fiorini.

No EE os empresários têm acesso a vários serviços como: Alvará, Autenticação de livro, Consultoria Jurídica, Jucerja, Microempreendedor Individual, Nota Fiscal Eletrônica, Registro de empresas, Viabilidade, Mais Valia (Secretaria de Obras), Departamento de Trabalho e Renda, Incentivos fiscais (Secretaria de Desenvolvimento Econômico), Posturas e IPTU (Secretaria de Fazenda), atendimento ao produtor rural, Protocolo Geral, Secretaria de Assistência Social e Secretaria de Meio Ambiente.

“Os empresários também podem cadastrar as vagas disponíveis nas empresas no Balcão de Empregos da prefeitura – administrado pelo Departamento de Trabalho e Renda - no EE. Empresas que necessitam realizar processos seletivos na cidade também podem aproveitar o EE para a realização das triagens necessárias”, explicou Eduardo Barbosa, diretor do Departamento de Desenvolvimento Econômico.

Desburocratização: passo importante para o desenvolvimento econômico

As ações do governo em prol da desburocratização dos serviços já renderam um certificado - entregue pelo governo do Estado - por causa da simplificação de procedimentos para registro empresarial, além do 2º lugar no Programa Cidades Empreendedoras, uma ação do Sebrae que estimula a criação de iniciativas para a desburocratização dos serviços.

O Espaço Empreendedor funciona no Centro Administrativo Frei Antonio Moser, que fica na Avenida Barão do Rio Branco, nº 2.846. O funcionamento é de segunda a sexta, das 10 às 17h.



Edição anterior (1369):
sexta-feira, 10 de agosto de 2018
Ed. 1369:

Capa

Compartilhe:

Voltar:

HOJE

Edição anterior (1369): sexta-feira, 10 de agosto de 2018

Ed.1369:

Compartilhe:

Voltar:


Casando com Estilo








Rua Joaquim Moreira, 106
Centro – Petrópolis – RJ
Cep: 25600-000

ABRAJORI – Associação Brasileira dos Jornais do Interior