Edição: terça-feira, 14/11/2017
Compartilhe:

  Cursos

Faetec abre quase 7 mil vagas para todos os níveis de ensino

Do total de vagas, 5.485 são para o ensino técnico de nível médio

A Faetec aumentou o número de vagas para novos alunos no ano de 2018. São 6.917 oportunidades para todo o estado do Rio de Janeiro, incluindo educação básica, nível técnico e ensino superior. O concurso segue com inscrições abertas até dia 30 de novembro.

São 5.485 chances para o Ensino Técnico: 2.165 na modalidade Integrada e 3.320 na Subsequente e Concomitância. O concurso também inclui 120 vagas para Especialização em Enfermagem e 32 em Teatro. Na educação básica, são 189 oportunidades na Educação Infantil, 261 no Ensino Fundamental e 180 no Ensino Médio (Formal Geral/Normal Médio). O Ensino Superior soma 650 vagas.

– Foram acrescentadas 460 oportunidades em todos os níveis só na região metropolitana. Do quantitativo para o Ensino Técnico de Nível Médio, o destaque é o curso de informática com 915 vagas oferecidas nas três modalidades. Uma profissão que permite trabalhar de carteira assinada em grandes empresas ou com a prestação autônoma de serviço – salienta o secretário de estado de Ciência, Tecnologia, Inovação e Desenvolvimento Social, Gustavo Tutuca.  

Os candidatos também podem escolher: Administração, Análises Clínicas, Edificações, Eletrônica, Eletrotécnica, Química, Manutenção Metroferroviária, Mecânica, Modelagem do Vestuário, Telecomunicações, Construção Naval, Segurança do Trabalho, entre outros cursos técnicos.

O cadastro pode ser feito por meio do site www.faetec.rj.gov.br ou diretamente na página da Selecon, organizadora do processo seletivo. A seleção é gratuita para o ingresso na Educação Infantil, Ensino Fundamental e Médio (Formação Geral/Médio Normal). Para as vagas de Ensino Técnico e Vestibular, haverá uma taxa de inscrição no valor de R$ 52,50.

O processo seletivo para os cursos técnico e de ensino superior será por meio de prova, a ser realizada no dia 17 de dezembro. A exceção é o ingresso na formação Técnica de Teatro, da ETE Martins Pena, que será feita por meio de Teste de Habilidade Específica. Nos demais casos, as vagas serão definidas em sorteio, marcado para o dia 9 de dezembro pela Loteria Federal.

 

Modalidades de Ensino Técnico

 

Os cursos são nas modalidades Subsequente, com duração de um ano e meio e destinados a quem concluiu o Ensino Médio; e Concomitância Externa, com duração de dois ou três anos e voltados a quem esteja matriculado no Ensino Médio.  Já a modalidade integrada é voltada para quem já concluiu o Ensino Fundamental e deseja conquistar uma habilitação técnica de nível médio na Faetec.



Compartilhe:




Rua Joaquim Moreira, 106
Centro – Petrópolis – RJ
Cep: 25600-000

ABRAJORI – Associação Brasileira dos Jornais do Interior