Disque entulho    Educação
Saúde   
domingo, 13/08/2017
Voltar

 
Entrevista com o geólogo John Denys Cadman
 
 
 
 
Hércules - Como se deu seu início profissional no Brasil?

John Cadman - Cheguei ao Brasil em dezembro de 1962 como engenheiro geólogo do Peace Corps Americano. Fui para Juazeiro, Bahia, onde trabalhei com a Comissão do Vale do São Francisco na localização e perfuração de poços de água para pequenas cidades no sertão baiano.

Hércules - Qual foi a importância da sua transferência para Minas Gerais?

John Cadman - Mudei-me para Belo Horizonte em outubro de 1963 para trabalhar com a CEMIG no estudo de inventário hidrelétrico do Estado de Minas Gerais. Este trabalho transformou a minha vida porque mudou meu interesse para a área de energia hidrelétrica e barragens.

Hércules - Como ocorreu a sua contratação pela Eletronorte? Qual era o seu trabalho na empresa?

John Cadman - Um dos engenheiros que conheci da CEMIG foi escolhido diretor técnico da Eletronorte em 1973. Ele me convidou para entrar na empresa em 1974. Na Eletronorte fiquei cerca de 25 anos em várias funções, mas sempre ligado nos estudos de usinas hidrelétricas.

Hércules - É verdade que o senhor foi o primeiro engenheiro em Tucuruí e em Belo Monte? Pode nos contar algum fato pitoresco daquela época?

John Cadman - Cheguei em Tucuruí em maio de 1974 junto com a primeira visita dos engenheiros da Eletronorte e dos engenheiros do Consórcio Projetista Engevix Ecotec. Nesta visita nós andamos de trem do eixo da barragem até a cidade de Tucuruí, na antiga Estrada de Ferro Tocantins, que estava sendo desativada na época. Com relação à usina de Belo Monte, eu visitei a região em outubro de 1972, antes da criação da Eletronorte, durante a visita técnica de um congresso de geologia em Belém.

Hércules - Como foi que o senhor descobriu o local onde seria construída a Usina Hidrelétrica de Belo Monte?

John Cadman - Foi nesta visita à cidade de Altamira e à vila de Belo Monte em 1972 que consegui calcular a queda bruta do projeto e ter uma estimativa do grande potencial da usina. Vários arranjos foram propostos ao longo dos anos, mas o construído foi basicamente o arranjo que eu propus em 1994.

Hércules - Qual foi o impacto ambiental da Usina Hidrelétrica de Belo Monte na comunidade indígena?

John Cadman - Pelo arranjo proposto por mim em 1994, a aldeia dos índios da tribo indígena Paquicamba foi atingida pelo reservatório da barragem. Entretanto, outros índios que moravam fora da reserva tiveram de ser realocados durante a construção da usina.



Voltar


Casando com Estilo
http://www.petropolis.rj.gov.br/pmp/index.php/imprensa/noticias/item/6559-prefeitura-reduz-pela-metade-a-fila-da-resson%C3%A2ncia-magn%C3%A9tica.html


Topo