Edição: terça-feira, 13/03/2018
Compartilhe:

  Cidade

Hospital SMH promove workshop aberto a médicos

Tema é “Acesso vascular por ultrassom” com parte teórica e prática.

 

O Hospital SMH – Beneficência Portuguesa de Petrópolis realiza nesta quarta-feira, dia 14 de março, um workshop aberto a médicos de diferentes especialidades. O tema será “Acesso vascular por ultrassom”. O evento marca também a inauguração do novo setor cardiovascular do hospital.

Segundo Marcus Vinicius Ventura, cirurgião vascular da equipe do Hospital SMH e um dos coordenadores do workshop, a capacitação inclui aulas práticas e teóricas.

“Esse tipo de procedimento, além de ser realizado pelo cirurgião vascular, muitas vezes é realizado também pelo médico intensivista, aquele que fica de plantão no CTI, pelo médico da urgência, cirurgião geral e anestesista. Nosso objetivo é aprimorar a técnica e, consequentemente, reduzir os riscos ao paciente”, explica o cirurgião vascular.

As aulas teóricas serão divididas em três temas: Revisão da anatomia vascular, bases da ultrassonografia para o acesso vascular, e técnicas de acesso vascular na prática.

A segunda parte do workshop será dedicada às atividades práticas. Pacientes-modelo passarão pelo procedimento e em outra fase os médicos terão simuladores para realizar a punção guiada por ultrassonografia.

“O SMH trabalha priorizando a prevenção de doenças, minimizando graves ocorrências”, explica Fernando Baena, diretor executivo do Hospital SMH.

O encontro terá início às 18h30 no auditório do Instituto do Coração de Petrópolis, prédio anexo ao hospital, que fica na Avenida Portugal, 190, no bairro Valparaíso. Os interessados devem comparecer ao local no dia e horário marcado.

O evento marca a inauguração do novo setor cardiovascular do hospital SMH, que terá atendimento especializado diário com uma equipe de cirurgiões vasculares e cardiologistas, além de todos os exames necessários à disposição do paciente.

“A integração desses dois setores fará com que o hospital seja uma referência para qualquer pessoa com sintomas de doenças cardiovasculares. Isso também possibilita o esclarecimento rápido do diagnóstico e o direcionamento desse paciente para o seu tratamento”, esclarece o cardiologista Roberto Eiras.

“Em um só centro o paciente terá acesso a todas as formas de tratamento de ponta com todos os recursos que a medicina atual dispõe”, afirma Tiago Coutas, cirurgião vascular e membro da equipe do novo setor.



Compartilhe:


Casando com Estilo



Rua Joaquim Moreira, 106
Centro – Petrópolis – RJ
Cep: 25600-000

ABRAJORI – Associação Brasileira dos Jornais do Interior