Edição anterior (1414):
segunda-feira, 24 de setembro de 2018
Ed. 1414:

Capa

Compartilhe:

Voltar:

HOJE

Edição anterior (1414): segunda-feira, 24 de setembro de 2018

Ed.1414:

Compartilhe:

Voltar:


  Cidade

Mais de 200 pessoas participam da abertura do 2º Encontro de Mediadores do Estado do Rio em Itaipava

O evento também abriu a Semana da Mediação e o lançou o curso on-line do Petrópolis da Paz

 

Pela segunda vez no município, a abertura do Encontro de Mediadores do Estado do Rio foi marcada com a presença de mais de 200 pessoas entre desembargadores, juízes, procuradores, mediadores, servidores do Poder Judiciário e especialistas no tema. A solenidade aconteceu neste sábado (22.09), no hotel Vale Real em Itaipava, com a participação do prefeito Bernardo Rossi e apresentação do Coral Dó Ré Mi. O evento lançou também, a primeira Semana da Mediação, realizada pelo programa Petrópolis da Paz, que conta com várias palestras até o dia 30 de setembro, com profissionais renomados da área de mediação de conflitos.

"Petrópolis tem a primeira e única Câmara Pública de mediação de conflito do Brasil. O município já atua com mediação escolar de forma piloto e com objetivo que o programa abranja para toda a rede. Temos profissionais qualificados a frente deste projeto que é muito importante para cidade", falou o prefeito Bernardo Rossi.

A juíza de direito do TJRJ, Andréa Pachá, abriu de forma especial o evento com a primeira palestra com o tema "A mediação em tempos de comunicação violenta". "Estamos vivendo em um tempo de comunicação violenta, todos os eventos que abordem esse tema, são extremamente válidos e benéficos. Precisamos de uma sociedade mais ética e mais generosa, é o que precisamos no momento", ressaltou a juíza.

O tema escolhido para esta edição foi a “Mediação e gestão de conflitos: novos contornos de aplicabilidade”, que durante todo o sábado (22.09) foi discutido por com uma ampla programação de palestrantes, oferecidos pelo Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos (Nupemec) do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro. A programação continua no domingo (23.09), a partir das 10h e a lista completa está disponível no site http://www.emerj.tjrj.jus.br/paginas/eventos/eventos_emerj_new.html

"Sou idealista, gosto de ideias, gosto de sonhar. Devemos discutir a política pública no Brasil. Queremos fomentar o mercado de mediação privada, a sociedade precisa ter consciência da mediação. Devemos formatar a mediação escolar para que o projeto seja apresentado para todos os prefeitos de todas as cidades. A concialidade deve ser ativa em todo Brasil" disse o desembargador e presidente do Nupemec, Cesar Cury.

"Sou mediador desde 2016, nesse período foram mais de 300h de mediação. Ano passado eu participei do primeiro encontro e foi maravilhoso. Este ano está muito bom pela programação que me permite ficar atualizado e contato com quem está ativo" contou o mediador da Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sesjuc), de Volta Redonda, Valença e Barra Mansa, José Paulo Caetano.

Já durante a Semana da Mediação são 10 palestrantes abordando os temas: Mediação Escolar, Advocacia Colaborativa, Empresa Familiar, Mediação Empresarial, Atuação Complementar e Colaborativa entre Advogados e Mediadores, Mediação em Nosso Cotidiano, Evolução da família e Mediação Comunitária. Os encontros acontecerão em 5 locais: Universidade Católica de Petrópolis, Universidade Estácio de Sá, Faculdade Arthur Nelson Sá Earp, Centro de Cultura e Casa da Educação Visconde de Mauá. A programação completa você confere no site do Petrópolis da Paz.

"A Semana da Mediação acontecendo junto com o Encontro de Mediadores é um marco para o município. O evento traz a divulgação de várias frentes da mediação para novos e antigos mediadores" pontuou a coordenadora do Petrópolis da Paz, Elsie-Ellen.

As pessoas que participarem das palestras poderão receber um “Certificado de Participação” que está sendo oferecido pelo Petrópolis da Paz. Basta fazer o cadastro através do  e-mail semanadamediacao@gmail. com e no dia da palestra assinar a lista de presença. O certificado chegará por e-mail.

A Semana da Mediação será encerrada no dia 30 de setembro com uma Caminhada pela Paz, às 9h, na Avenida Barão do Rio Branco. O programa tem parceria com a Secretaria de Saúde, Secretaria de Assistência Social e Gabinete da Cidadania, além do Tribunal de Justiça, Delegacias de Petrópolis, Conselho Estadual e Municipal de Segurança Pública, Procon, Conselho Tutelar e Universidades.

A abertura também contou com da presença da conselheira do Conselho Nacional de Justiça, desembargadora Daldice Santana; dos desembargadores Cesar Cury e André Fontes; representante da OAB-RJ Ana Basílio; secretária de Assistência Social Denise Quintella e a coordenadora do Petrópolis da Paz, Elsie-Ellen Carvalho, alem do vice-prefeito Baninho; o secretário Chefe de Gabinete Renan Campos e a coordenadora do Gabinete de Cidadania Anna Maria Rocha 

Estão abertas as inscrições para o curso on-line do Petrópolis da Paz

Foi lançado neste sábado (22.09), pelo programa Petrópolis da Paz o curso on-line de Introdução à Mediação – primeiro do estado do Rio de Janeiro, com duração de 24 horas. São 500 inscrições gratuitas. O cadastro pode ser feito através do site do programa Petrópolis da Paz (http://www.pmp.intranet/ petropolisdapaz). A plataforma foi desenvolvida em parceria com a Pauta Online. O objetivo do curso é divulgar e informar a população sobre o projeto de mediação de conflitos, baseado na Lei Federal nº 13.140, e após uma iniciativa do prefeito Bernardo Rossi, em 2017, por meio da Lei Municipal n° 7.532.

 



Edição anterior (1414):
segunda-feira, 24 de setembro de 2018
Ed. 1414:

Capa

Compartilhe:

Voltar:

HOJE

Edição anterior (1414): segunda-feira, 24 de setembro de 2018

Ed.1414:

Compartilhe:

Voltar:


Casando com Estilo








Rua Joaquim Moreira, 106
Centro – Petrópolis – RJ
Cep: 25600-000

ABRAJORI – Associação Brasileira dos Jornais do Interior