Edição: quinta-feira, 07/12/2017
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  Educação

Olimpíada de Matemática: número de premiados cresce

Este ano, 529 estudantes conquistaram medalhas e menções honrosas

 

Após uma disputa acirrada com jovens de todo o Brasil, o time de alunos da rede estadual de ensino conquistou um de seus melhores resultados na Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP). No total, 529 estudantes ganharam medalhas de ouro, prata e bronze e menções honrosas na 13ª edição do evento. O número foi superior ao de 2016, quando 393 estudantes foram agraciados.

 Aluno da 2ª série do Ensino Médio no Colégio Estadual Antonio Quirino, em Resende, no Médio Paraíba, Shai Oliveira Vaz, de 16 anos, conquistou um ouro, faturando, pela segunda vez consecutiva, uma medalha na OBMEP. Um ano após ganhar a prata, o jovem alcançou o lugar mais alto do pódio.

 – O resultado foi surpreendente. Estou muito feliz com a conquista da minha primeira medalha de ouro na Olimpíada. A prova deste ano foi mais complexa do que a outra, por isso achei que ficaria com o 2º lugar de novo. Agora, a meta é fechar meu ciclo na OBMEP com mais um ouro no ano que vem – disse o estudante, que vai para a 3ª série em 2018.

 Shai concilia o Ensino Médio com o Programa de Iniciação Científica Jr, da OBMEP, aulas de teatro e a atuação em um trabalho social na área ambiental. O jovem, que ingressou no Colégio Estadual Antonio Quirino no 6° ano do Ensino Fundamental, pretende seguir carreira na área de Matemática ou Física.

 Em sua primeira participação na OBMEP, Kayllan Winslan de Jesus Oliveira, de apenas 13 anos, conquistou sua primeira medalha de ouro na competição. Aluno do 7° ano do Colégio Aurelino Leal, em Niterói, ele já sonha com outras conquistas.

 – Gosto muito de Matemática e sempre tirei notas boas na matéria. Fiquei surpreso quando soube do resultado. Vou me empenhar ainda mais para conseguir outras medalhas no futuro – contou o adolescente, que tem o sonho de ser engenheiro. 

 O secretário de Educação, Wagner Victer, atribui esse resultado ao estímulo à participação dos alunos nas olimpíadas estudantis de conhecimento, entre outras ações.

 – A secretaria conta com ações importantes, como o projeto Matemática 360°, que desenvolve as habilidades dos estudantes no aprendizado da disciplina. Além disso, as escolas e os professores incentivam a participação dos alunos em competições que envolvem a Matemática e as Ciências Exatas em geral – disse o secretário de Educação, Wagner Victer.

 Instituições

 A Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas é realizada pelo Instituto de Matemática Pura e Aplicada e promovida com recursos do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações e do Ministério da Educação.

 Foto: André Gomes de Mello

 



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