Edição: terça-feira, 13/03/2018
Compartilhe:

  Mulher

Ônibus Lilás leva assistência a mulheres de Secretário

Ação faz parte da programação do Mês da Mulher

           

 

Foi realizada nesta segunda-feira (12) ação com o Ônibus Lilás em Secretário, em Pedro do Rio. Como parte do Mês da Mulher, o equipamento irá ainda à Posse, Carangola, Vale das Videiras, Madame Machado e estará presente na ação que acontece no dia 22.03, na Praça Alcindo Sodré. Em celebração ao Dia da Mulher (08.03), Petrópolis recebe programação ao longo de todo o mês, graças à parceria do Centro de Referência em Atendimento à Mulher (Cram), que é subordinado ao Gabinete da Cidadania, com as Secretarias de Saúde e Educação, além do Procon, Cerest, Cras, Caps AD, entre outros. Na ação desta segunda, três mulheres buscaram ajuda do órgão através do ônibus.

            O Ônibus Lilás é uma espécie de Cram móvel, utilizado para auxiliar no atendimento à mulher em localidades distantes dos centros urbanos. O equipamento foi reintegrado em 2017 e oferece gratuitamente serviços como assistência social, jurídica e psicológica, além da distribuição de material de orientação sobre serviços de defesa e proteção e realizar encaminhamento à mulheres precisando de acolhimento por parte do órgão. 

            “Este tipo de ação é muito necessária, pois nem toda mulher tem a possibilidade de visitar nossa sede, que fica no Centro. Levando o ônibus a locais afastados ou de difícil acesso, a mulher vê que está amparada, independente de onte estiver. Foi muita positiva a presença do equipamento em Secretário, tanto que recebemos pedidos de volta antes mesmo da ação terminar”, frisa Cléo de Marco, coordenadora do Cram.

             Foram realizadas duas palestras ao longo do dia, uma de manhã e uma à tarde, falando sobre tipos de violência, meios de se livrar de uma relação abusiva, explicação sobre o funcionamento do Cram e meios de buscar ajuda. O Ônibus Lilás conta com duas salas de atendimento, banheiro, cozinha e um toldo que pode abrigar até 24 cadeiras para criar uma espécie de sala de espera no local onde o atendimento for realizado.

             O equipamento, exclusivo no interior do estado, irá nesta quarta (14.03) à Posse, estando presente no distrito a partir das 9h. Os próximos locais a receber o ônibus são: Carangola, no dia 17; Vale das Videiras, no dia 26; e Madame Machado, no dia 28. O ônibus também estará presente na Praça Alcindo Sodré no dia 22, quinta-feira, onde será realizada ao longo de todo o dia ação com barracas do Cerest, Comac, Assistência Social, Lei Seca/Compir, OAB Mulher/Comdim, Procon, e barraca da beleza e técnicas de defesa pessoal

 O Cram possui um contato de emergência, pelo número (24) 98839-7387, disponível para chamadas de voz, mensagens de texto ou WhatsApp. Para denunciar ou solicitar informações, pode-se ligar para o telefone 2243-6152 ou comparecer à sede do Cram, localizada na Rua Santos Dumont, número 100, no Centro. O funcionamento é de segunda a sexta, de 8h às 17h. Caso se sinta violentada de alguma forma, a mulher pode contatar a Polícia Militar pelos números 2291-5071, 2242-8005 ou 180, além de poder contatar via WhatsApp a emergência da Polícia Militar, pelo número (24) 99222-1489.



Compartilhe:

Casando com Estilo



Rua Joaquim Moreira, 106
Centro – Petrópolis – RJ
Cep: 25600-000

ABRAJORI – Associação Brasileira dos Jornais do Interior