Edição anterior (1160):
sábado, 13 de janeiro de 2018
Ed. 1160:

Capa

Compartilhe:

Voltar:

HOJE

Edição anterior (1160): sábado, 13 de janeiro de 2018

Ed.1160:

Compartilhe:

Voltar:


  Cidade

Palácio Itaboraí recebe a exposição aventura pelo corpo humano

 

Aventura pelo Corpo o Humano é a exposição que abre a agenda cultural de 2018 do Fórum Itaboraí: Política, Ciência e Cultura na Saúde, unidade especial da Fiocruz em Petrópolis. De 15 de janeiro a 23 de fevereiro, a mostra interativa e divertida, voltada principalmente às crianças, promete descobertas sobre como funciona nosso corpo. Os pequenos visitantes poderão conhecer sobre alguns órgãos e sistemas, terão a oportunidade de aprender, por exemplo, o que acontece com a comida depois que a colocamos na boca, percorrendo o caminho que ela faz por dentro do corpo, e, como uma das grandes atrações, passear no interior de um nariz inflável gigante.

 

A exposição faz parte do projeto "Ciência para pequenos curiosos", parceria entre o Museu da Vida e o Instituto de Ciências Biomédicas da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), com apoio da Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Rio de Janeiro (Faperj).

 

A visitação é gratuita, de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 17h, e, aos sábados, das 9h às 16h. O Palácio Itaboraí fica na Rua Visconde de Itaboraí, 188, no Valparaíso. Grupos podem agendar a visita pelo telefone (24) 2246-1430 ou pelo email forumitaborai@fiocruz.br.

 

Fórum Itaboraí – Fiocruz

Inaugurado em 18 de outubro de 2011, como um programa especial da Presidência da Fiocruz, o Palácio Itaboraí abriga o Fórum Itaboraí: Política, Ciência e Cultura na Saúde. O Fórum é um espaço permanente de reflexão e geração de ideias, que tem como principal objetivo reunir intelectuais, cientistas, artistas, gestores e usuários de educação e saúde do Brasil e do estrangeiro, para gerar formulações de políticas e práticas tendentes a reduzir as desigualdades sociais na saúde. O Fórum também desenvolve ações comunitárias que permitam pôr em prática atividades inter e transetoriais. Entre essas práticas se destacam: a realização do Diagnóstico Rápido Participativo da situação de saúde em conjunto com o Programa de Saúde da Família da Secretaria Municipal de Saúde; a Orquestra de Câmara do Palácio Itaboraí – OCPIT, um projeto que oferece a oportunidade de formação orquestral e profissionalizante a alunos da rede pública de ensino; a Trilha do Arboreto, com o acervo vivo e aberto ao público de plantas medicinais, que visa disseminar e resgatar os conhecimentos de uso dessas ervas, além do projeto do Arranjo Produtivo Local - APL de Plantas Medicinais, uma ação em rede com agricultores e a Secretaria Municipal de Saúde, com vistas à dispensação para o SUS. Incluem-se também: a disponibilização de espaços de estudos com acesso físico e virtual a livros e documentos; atividades de inserção digital e de apoio à capacitação tecnológica para trabalhadores de saúde; a investigação-ação participativa no campo da promoção da saúde; debates culturais, projetos, eventos e exposições de artes e cultura e, mais recentemente, a implantação de um núcleo de formação do Teatro do Oprimido, entre outras.

 

 

Serviço:
Fórum Itaboraí – Fiocruz
Rua Visconde de Itaboraí, 188 – Valparaíso – Petrópolis- RJ
Tel.: (24) 2246-1430
forumitaborai@fiocruz.br
www.forumitaborai.fiocruz.br
www.facebook.com/forumitaborai

 

Assessoria de Imprensa
Thaís Ferreira
thatha_ferreira@hotmail.com
(24) 9.8808-9720

 

 



Edição anterior (1160):
sábado, 13 de janeiro de 2018
Ed. 1160:

Capa

Compartilhe:

Voltar:

HOJE

Edição anterior (1160): sábado, 13 de janeiro de 2018

Ed.1160:

Compartilhe:

Voltar:


Casando com Estilo








Rua Joaquim Moreira, 106
Centro – Petrópolis – RJ
Cep: 25600-000

ABRAJORI – Associação Brasileira dos Jornais do Interior