Disque entulho    Educação
Saúde   
domingo, 13/08/2017
Voltar

Petrópolis celebra oficialmente a cultura japonesa com o Bunka-sai

Amizade entre Petrópolis e o Japão marcou a solenidade de abertura, realizada na noite de quinta-feira 

 

A amizade entre Japão e Brasil - iniciada em 1897 com a chegada da primeira delegação diplomática do país estrangeiro em Petrópolis – marcou a abertura oficial do Bunka-sai 2017 na noite de quinta-feira (10.08). No Palácio de Cristal, palco do Festival da Cultura do Japão, o prefeito Bernardo Rossi agradeceu aos descendentes e imigrantes japoneses por sua generosa contribuição na formação da Cidade Imperial, uma parceria entre os dois países que se estende até os dias de hoje.

“Agradeço a todos que se empenharam para a realização dessa festa, às secretarias, ao presidente da Associação Nikkei, Kiyoshi Ami. E assumo aqui, hoje, o compromisso de impulsionar e aumentar essa festa tão importante para nossa cidade. Quero dizer que Petrópolis sempre se orgulhou de ser a primeira cidade no Brasil a ter a visita de uma representação diplomática do Japão. E essa parceria é celebrada ao longo dos anos até hoje”, destacou o prefeito, exemplificando as ações em conjunto entre os dois países na troca de conhecimento sobre prevenção a desastres naturais.

“Nosso secretário de Defesa Civil foi ao Japão para um curso sobre prevenção de desastres, para aprender as técnicas sobre essa questão que os japoneses tanto dominam. São muitas as parcerias que o país vem fazendo com a gente nos últimos anos. Nossas cerejeiras foram um presente do governo japonês para selar a amizade entre os dois países. Elas encantam o público nesse período do inverno e no próximo ano vamos lançar o Circuito das Cerejeiras, um tour para nossos moradores e visitantes apreciarem essa beleza. Essa é uma amizade que será sempre celebrada. Arigatô”, agradeceu o prefeito, em japonês.

A solenidade contou com a presença do vice-prefeito Baninho; do presidente da Câmara e Vereadores, Paulo Igor; secretário da TurisPetro, Marcelo Valente; diretor-presidente do Instituto Municipal de Cultura e Esportes, Leonardo Randolfo; deputado estadual Marcus Vinícius; do Cônsul-Geral Adjunto do Japão no Rio de Janeiro, Ken Kondo; do presidente da Associação Cultural e Esportiva Nipo-Brasileira do Estado do Rio de Janeiro, Akiyoshi Shikada; diretor e vice-presidente executivo da Mitsui&Co., Toshiya Asahi; de representantes da Associação Nikkei de Petrópolis, idealizadora do evento; e outras autoridades.

O presidente da Associação Nikkei de Petrópolis, Kiyoshi Ami, destacou a parceria do poder público na realização do evento que visa divulgar e aproximar cada vez mais os dois países. “Graças ao apoio da Prefeitura e do Consulado estamos mais uma vez fazendo essa grande festa. O principal motivo do Bunka-sai é estreitar os laços de amizade entre Brasil e Japão”, frisa Ami.

A relação entre brasileiros e japoneses também foi enfatizada pelo Cônsul-Geral Adjunto do Japão no Rio de Janeiro, Ken Kondo. “É um grande prazer participar deste Bunka-sai, o Festival da Cultura do Japão que já faz parte do calendário da cidade. Parabenizo pelo incansável empenho da Associação e Prefeitura para a realização desse evento. É uma relação histórica importante para os brasileiros e também para os japoneses a cidade ter recebido a primeira diplomação. Essa é uma festa diversificada e enriquecedora para despertar maior compreensão e interesse pelo Japão. É repleta de êxito e fortalece a amizade entre os países. Desejo progresso e prosperidade”, celebra Ken Kondo.

Confira a programação deste sábado (12.08)

O Festival da Cultura do Japão começa às 10h já com as artes marciais atraindo o olhar do público. Tem Judô às 10h e Aikidô às 11h. Quem gosta de desenho, tem Oficina de Mangá em dois horários: 11h e 17h30. Nela o público pode aprender a fazer as histórias em quadrinhos japoneses. Já quem quiser aprender um pouquinho de japonês pode participar da Oficina de Língua Japonesa marcada para 13h.

A arte da dobradura, os origamis, será ensinada na oficina das 15h. Às 16h tem palestra de gastronomia promovida pelo Consulado Geral do Japão no Rio de Janeiro. A Cultura Pop Japonesa na TV é tema da palestra de 18h. Antes, às 14h, tem uma palestra sobre reciclagem.

E também tem música às 16h com o Coral Can’t Vox e às 18h show da Mako. Natural do Japão, ela se encantou com a Música Popular Brasileira e promete conquistar o público com um repertório cheio de brasilidade. A diversidade dos Kimonos – roupa típica do país para diversas ocasiões – será mostrada em uma apresentação às 19h30. Ainda tem artesanato e culinária típica que podem ser apreciados até 22h.



Voltar


Casando com Estilo
http://www.petropolis.rj.gov.br/pmp/index.php/imprensa/noticias/item/6559-prefeitura-reduz-pela-metade-a-fila-da-resson%C3%A2ncia-magn%C3%A9tica.html


Topo