Edição anterior (1311):
quarta-feira, 13 de junho de 2018
Ed. 1311:

Capa

Compartilhe:

Voltar:

HOJE

Edição anterior (1311): quarta-feira, 13 de junho de 2018

Ed.1311:

Compartilhe:

Voltar:


  Incêndio

Plano Inverno: megaoperação mobiliza órgãos para reduzir incêndios florestais na cidade

 

Organizado pela Secretaria de Defesa Civil e Ações Voluntárias, o Plano Inverno de Petrópolis 2018 conta com uma megaoperação preventiva aos incêndios florestais no próximo dia 20 de junho em Secretário. A ação é um pedido do Ministério Público Federal (MPF) com o objetivo de reduzir os casos de queimadas nas áreas mais vulneráveis da cidade. Participam do trabalho de conscientização órgãos ambientais, Corpo de Bombeiros, Polícia Militar, Guarda Civil Municipal, além da própria Defesa Civil.

Serão entregues notificações educativas, sem o teor de multa, alertando sobre os riscos e consequências das queimadas indiscriminadas, que podem levar a um incêndio florestal de grandes proporções. A ação faz parte do eixo operacional do Plano Inverno, que conta também com o apoio do drone da Defesa Civil no mapeamento das regiões mais sensíveis a esse tipo de desastre. Esse trabalho antecipado acontece no dia 28 de junho no Brejal.

“O combate ao incêndio florestal exige uma logística altamente complexa. Entretanto, assim como os incêndios estruturais, tem início em um pequeno foco. Com a adoção de medidas preventivas, podemos agir no seu estágio inicial, e até mesmo, evitar que esse desastre aconteça, protegendo a fauna, a flora e ainda a vida humana com o emprego de práticas antecipadas e planejadas. Ações integradas como essa, proporcionadas pelo Plano Inverno, fazem com que alcancemos nossos objetivos”, disse o secretário de Defesa Civil e Ações Voluntárias, coronel Paulo Renato Vaz.

Dados do 15° Grupamento de Bombeiro Militar de Petrópolis comprovaram a eficácia do plano no ano passado: foram registrados 116 casos de fogo em vegetação contra 150 em 2016. O trabalho preventivo estabelece ações de resposta para agilizar o atendimento às ocorrências e minimizar os efeitos das queimadas, além de ações de conscientização da população. A Secretaria de Defesa Civil e Ações Voluntárias um simulado de incêndios florestais em junho, em local ainda a ser definido.

“Com o trabalho em conjunto, podemos estudar os locais e ver, antecipadamente, como devemos atuar para combater um incêndio que venha atingir uma área de difícil acesso. O trabalho é importantíssimo e contribui demais com os nossos planos, que já obtiveram resultados excepcionais no ano passado”, destaca Paulo Renato.

Além do trabalho operacional antecipado e de resposta, estão previstas ações em conjunto com a Secretaria de Assistência Social (SAS) dentro do eixo humanitário do Plano Inverno 2018 de Petrópolis. Assim como no ano passado, os órgãos participam de reuniões setoriais para a elaboração das matrizes de responsabilidades para organizar as ações de prevenção aos incêndios florestais e estiagem.

 



Edição anterior (1311):
quarta-feira, 13 de junho de 2018
Ed. 1311:

Capa

Compartilhe:

Voltar:

HOJE

Edição anterior (1311): quarta-feira, 13 de junho de 2018

Ed.1311:

Compartilhe:

Voltar:

Casando com Estilo








Rua Joaquim Moreira, 106
Centro – Petrópolis – RJ
Cep: 25600-000

ABRAJORI – Associação Brasileira dos Jornais do Interior