Edição anterior (1431):
quinta-feira, 11 de outubro de 2018
Ed. 1431:

Capa

Compartilhe:

Voltar:

HOJE

Edição anterior (1431): quinta-feira, 11 de outubro de 2018

Ed.1431:

Compartilhe:

Voltar:


  Saúde

Secretaria de Saúde vai documentar melhorias no HAC junto ao MP

Acordo foi firmado durante reunião com a Direção da unidade

A Direção do Hospital Alcides Carneiro (HAC) reapresentou, nesta quarta-feira (10.10), as melhorias previstas para a unidade e os projetos para ampliação de leitos de UTI pediátrica ao promotor de Justiça da 2ª Promotoria de Justiça da Infância e Juventude da Comarca de Petrópolis, Odilon Lisboa Medeiros, e o defensor público, Rômulo Souza de Araújo, da Vara de Infância, Juventude e Idoso. Agora, estes projetos deverão ser anexados ao processo da ação socioeducativa proposta pelo Ministério Público e a Defensoria Pública até o fim do mês.

            “O Hospital Alcides Carneiro é o maior hospital do nosso município e os trabalhos previstos para a ampliação serão muito importantes para permitir o melhor atendimento à população. Em breve, teremos um serviço de urgência em Itaipava, que vai atender a milhares de pessoas nos distritos. Estamos sempre à disposição do MP para prestarmos os devidos esclarecimentos”, disse a secretária de Saúde, Fabiola Heck.

O encontro foi marcado após reunião no dia 21 de setembro com o juiz Alexandre Teixeira, da Vara da Infância e Juventude e do Idoso da Comarca de Petrópolis, em que a decisão da ação foi adiada por 30 dias. Representantes da Secretaria de Saúde reforçaram, nesta quarta, os pontos já apresentados ao juiz. Naquela ocasião, a Direção do HAC apresentou o cumprimento das demandas anteriores, como a abertura de mais 10 leitos de internação de maternidade. A especialidade, que contava com 44 leitos, passou a ter 54, no último dia 3 de agosto. Com a mudança, a maternidade do HAC baixou de mais de 100% de ocupação, que era a média neste ano, para 85,5%

“Agora, vamos anexar aos processos nossos estudos para obtenção de recursos para a compra de insumos, além da planta e projeto arquitetônico para ampliação de nossa unidade. O nível do projeto que temos em andamento atinge uma excelência de serviços ainda não encontrada no estado, com atendimento a hebiatria masculina e feminina, que é uma especialidade de transição entre a pediatria e a clínica médica de adultos, atendendo adolescentes”, anunciou o diretor técnico do HAC, Daniel Falcone.

Também já foram apresentadas a escala de plantonistas de ultrassonografia e as melhorias no funcionamento da maternidade de alto risco. Desde o dia 19 de setembro, a unidade conta com um quadro de profissionais recrutados para atender as demandas de ultrassom ginecológica e obstétrica integralmente. Os profissionais já estão atuando 24 horas por dia, sete dias por semana.

Há cinco anos sendo o único hospital a realizar partos pela rede pública no município, a unidade faz em média, atendimento a 1,4 mil pacientes por mês.

A Direção do HAC também implementou, desde o mês passado, a emissão de um resumo de atendimento para todas pacientes da maternidade que tivessem alta hospitalar.

As obras de ampliação do HAC foram iniciadas no fim de setembro, com os estudos de solo. A obra – ampliação da emergência, da unidade pós-cirúrgica, implantação de casa de partos e reforma de vários setores -  é um convênio da prefeitura com a Faculdade Arthur Sá Earp (FMP/Fase), que mantém programas de residência médica no Hospital de Ensino Alcides Carneiro. O projeto tem valor de R$ 12 milhões, um investimento da faculdade.



Edição anterior (1431):
quinta-feira, 11 de outubro de 2018
Ed. 1431:

Capa

Compartilhe:

Voltar:

HOJE

Edição anterior (1431): quinta-feira, 11 de outubro de 2018

Ed.1431:

Compartilhe:

Voltar:


Casando com Estilo








Rua Joaquim Moreira, 106
Centro – Petrópolis – RJ
Cep: 25600-000

ABRAJORI – Associação Brasileira dos Jornais do Interior