Edição anterior (1369):
sexta-feira, 10 de agosto de 2018
Ed. 1369:

Capa

Compartilhe:

Voltar:

HOJE

Edição anterior (1369): sexta-feira, 10 de agosto de 2018

Ed.1369:

Compartilhe:

Voltar:


  Cidade

Semana da Juventude contará com um dia dedicado à doação de sangue

        A Semana Municipal da Juventude terá em sua programação um dia dedicado a doação de sangue no Hospital Santa Teresa e ao plantio de mudas de Ipê e sementes para a revitalização de um terreno agredido por incêndio. Os jovens apoiadores da Coordenadoria de Juventude, estarão mobilizados para estas ações, na próxima quinta-feira (16.08). Durante toda a Semana da Juventude, a Coordenadoria também estará arrecadando alimentos não perecíveis para doação em instituições filantrópicas. O ponto de coleta estará no Gabinete da Cidadania, na Avenida Koeler, 260 – Centro, de 9h às 18h. A abertura da Semana da Juventude acontece nesta sexta-feira (10) às 18h, na Praça da Inconfidência, com apresentações culturais.

          A mobilização para a doação de sangue no Hospital Santa Teresa ocorrerá com a presença dos jovens apoiadores da Coordenadoria de Juventude. Devido a época de férias e baixas temperaturas, o estoque do banco de sangue está muito abaixo do ideal, e necessita de doadores. Para que o estoque do banco saia deste impacto negativo, são necessárias 80 doações por dia. Além dos jovens, a Coordenadoria também está convocando a quem puder doar que com pareça no Banco de Sangue do Hospital Santa Teresa.

        O banco está localizado no Hospital Santa Teresa, na rua Paulino Afonso, 477, bairro Bingen, O local possui estacionamento próprio, sendo gratuito para o doador. Mais informações pelo telefone (24) 2245-2324/ (24) 99269-4355.

         

           Critérios para doar

Os interessados precisam pesar mais de 50 quilos e estar em boas condições de saúde. Não é necessário fazer jejum, mas é preciso esperar 3 horas após o almoço ou a ingestão de alimentos gordurosos. No local, basta apresentar um documento oficial com foto e ter entre 16 e 69 anos (menores de idade precisam de autorização e estar acompanhados por um responsável).

O voluntário não pode ter ingerido bebida alcoólica nas 12 horas que antecedem a doação. Quem tiver feito tatuagem e/ou piercing recentemente precisa aguardar 12 meses após o procedimento, e quem fez endoscopia deverá aguardar 6 meses após a realização do procedimento.


          Plantação de mudas Ipês

          Ainda no dia 16.08 ocorrerá uma plantação das mudas de Ipê e sementes, no bairro Cascatinha. O local escolhido foi atingido por um incêndio, e o solo se encontra muito agredido. O plantio prevê revitalizar esta área. As mudas de Ipê foram uma doação da Secretária Estadual de Educação do Rio de Janeiro, em uma parceria firmada com a Coordenadoria de Juventude em junho de 2018.

        “Mobilizamos os jovens apoiadores da Coordenadoria de Juventude, para realizar um dia da Semana da Juventude com caráter solidário. O dia 16.08 contará com doação de sangue no Hospital Santa Teresa, e um plantio de mudas de Ipê sementes para a revitalização de um terreno agredido. É muito importante que os jovens tenham contato com ações solidárias, são formas de conscientizar e transformar a juventude”, relata Wesley Barreto, coordenador de políticas públicas para a juventude.

        A programação da Semana da Juventude ainda contará com diversas atrações culturais, torneios de futebol e vôlei, e roda de conversas aberta aos jovens de toda a cidade.

 

Confira a programação:

10.08
18h – Abertura da Semana Municipal da Juventude
Local: Praça da Inconfidência

11.08
09h – Torneio de Futebol no bairro 24 de Maio
Local: Quadra da Escola Municipal Clemente Fernandes
13h – Torneio de Vôlei
Local: Quadra da COMAC

13.08
Roda de Conversa sobre os temas “Prevenção do uso abusivo de álcool e drogas” e “Depressão e suicídio na juventude” e Apresentação e cadastramento do Programa ID jovem
Local: 9h CENIP – 14H Cecília Meireles (Corrêas) – 18h Liceu (Centro)

14.08
14h – Debate sobre educação e cidadania
Local: Teatro Afonso Arinos – Centro de Cultura Raul de Leoni

15.08
14h Roda de Conversa sobre diversidade
Local: Casa da Cidadania – R. Visconde de Souza Franco, 474 – Centro

16.08
08h Plantio de mudas de Ipê e sementes para valorização do solo agredido
Local: Cascatinha
11h Doação de Sangue e Arrecadação de alimentos
Local: Hospital Santa Teresa – Rua Paulino Afonso 477, Centro

17.08
10h – Torneio de futebol e tarde cultural com música e dança
Local: Colégio Gabriela Ministral – Posse



Edição anterior (1369):
sexta-feira, 10 de agosto de 2018
Ed. 1369:

Capa

Compartilhe:

Voltar:

HOJE

Edição anterior (1369): sexta-feira, 10 de agosto de 2018

Ed.1369:

Compartilhe:

Voltar:


Casando com Estilo








Rua Joaquim Moreira, 106
Centro – Petrópolis – RJ
Cep: 25600-000

ABRAJORI – Associação Brasileira dos Jornais do Interior