Edição: terça-feira, 14/11/2017
Compartilhe:

  Cursos

Vigilância Sanitária promove curso de biossegurança para profissionais que atuam na área da beleza


Inscrições para curso de manipulação de alimentos que ocorre dia 17.11 estão abertas

A Vigilância Sanitária promoveu nesta segunda-feira (13.11) um minicurso para profissionais que atuam na área de embelezamento e estética com o foco no controle sanitário, em especial aos relacionadas à riscos químicos durante a utilização de produtos e biológicos e ainda o manuseio de objetos cortantes. A capacitação realizada no Centro de Saúde reuniu 50 profissionais e a Vigilância Sanitária já projeta a realização de novas turmas para o próximo ano.

 Em constante crescimento no município, a área de estética e beleza corresponde a aproximadamente 500 estabelecimentos que oferecem serviços de embelezamento e inúmeros profissionais informais atuando como manicures, pedicures, maquiadores e cabeleireiros. O curso promovido pela Vigilância Sanitária reforça as orientações sobre o risco químico relacionado ao manuseio de tintas, alisamentos, entre outros produtos e materiais registrados na Anvisa. Já os riscos biológicos se aplicam à limpeza, desinfecção e esterilização dos materiais utilizados durante os procedimentos estéticos.

“Os participantes do curso foram orientados quanto às normas da ANVISA que evitam a transmissão de doenças tanto para as clientes quanto os profissionais. Também foi explicado sobre as doenças fúngicas em unhas e peles, além das possíveis contaminações a partir dos acidentes com instrumentos cortantes utilizados pelos profissionais e que são transmitidos pelo sangue, em especial as hepatites B e C e o vírus HIV”, explica Dayse Carvalho, coordenadora da Vigilância Sanitária.

A Vigilância Sanitária já projeta novos cursos para os profissionais que atuam de forma informal ou como microempreendedores individuais (MEI). Em Petrópolis são 22.700 pessoas cadastradas com (MEI) exercendo variadas funções.A iniciativa é uma integração entre as Secretarias de Saúde e de Desenvolvimento Econômico com o objetivo de incentivar e capacitar os profissionais e comerciantes do município.

Inscrições abertas curso manipulação de alimentos

Estão abertas as inscrições para a 2ª edição do curso boas práticas de manipulação de alimentos  voltado para profissionais do ramo de alimentação que ocorrerá em 17 de novembro, de 9 às 13h, na Casa dos Conselhos, ao lado da prefeitura. São 80 vagas disponíveis e o trabalhador aprenderá como manipular alimentos de forma segura e com menos risco sanitário para o público. Para se inscrever basta enviar o nome completo para o e-mail covisapetropolis@gmail. com ou pessoalmente na sede da Vigilância Sanitária.

Durante este ano, 200 profissionais já foram capacitados sobre as normas de segurança, vigilância e qualidade dos alimentoscomercializados junto à população em cinco edições do curso promovido por meio da integração entre as Secretarias de Saúde e  de Desenvolvimento Econômico. A coordenadora Vigilância Sanitária, Dayse Carvalho, explica que durante o encontro os participantes recebem as orientações de acordo com as recomendações da RDC Anvisa 216 de 2004.

“Estamos muito satisfeitos com o resultado e com a resposta do público. Este ano nós promovemos uma capacitação para os profissionais de uma rede de supermercados e fomos procurados por uma indústria para fazer um curso voltado para essa área. Nós estamos à disposição para fornecer o curso para outros estabelecimentos que assim desejarem. A proposta é mostrar as formas seguras de atuar no segmento”, explica Dayse Carvalho, coordenadora da Vigilância Sanitária.

A prefeitura organizou um calendário com minicursos mensais totalmente gratuitos contemplando diversas áreas com as principais atividades comerciais no município. A meta é capacitar, atualizar ou apresentar as normas de segurança, vigilância e qualidade a fim de se prestar serviços com excelência à população.

As inscrições para a capacitação pode ser realizada pelo e-mail: covisapetropolis@ gmail.com ou diretamente na sede da Vigilância Sanitária está localizada à Avenida Dom Pedro I, 353, Centro, e funciona de segunda a sexta-feira, de 8 às 17h. Os telefones de contato são: (24) 2246-9041 e 2246-9209.

 

?

 



Compartilhe:




Rua Joaquim Moreira, 106
Centro – Petrópolis – RJ
Cep: 25600-000

ABRAJORI – Associação Brasileira dos Jornais do Interior