Edição: quinta-feira, 10/05/2018
Compartilhe:

  PROCON

150 pessoas esclarecem dúvidas sobre compras para o Dia das Mães em ação itinerante do Procon

 Às vésperas do Dia dos Mães, segunda data de maior movimento do comércio, este ano comemorado no domingo (13.05), o Procon Petrópolis esteve nesta quarta-feira (09.05) em uma ação itinerante na Praça Alcindo Sodré, no Centro, para orientar a população sobre as compras de presentes e contratação de serviços nesta data. A ação ocorreu de 12 às 17h e atendeu a 150 pessoas durante à tarde. A maioria das dúvidas foram em relação à troca de mercadorias. Até sexta-feira (11) o órgão realiza atividades para orientação do comércio quanto às regras das relações de comércio. 

No caso de trocas uma das principais dicas é que o cliente saiba que os lojistas não estão obrigados a efetuar a troca de produtos, exceto se esta situação estiver prevista pelo comerciante no ato da compra e estiver disposta em um documento. No caso de roupas e calçados, é importante verificar a possibilidade de troca se o presente não agradar, pois a troca é garantida pelo Código de Defesa do Consumidor somente se o produto apresentar defeito e após ser levado para a assistência técnica.

“Essa ação é muito positiva e, por conta da busca pelos consumidores, que cada vez mais sabe que tem o Procon como seu defensor. É importante que a população fique atenta ao Código de Defesa do Consumidor, que ele pode exigir, inclusive na loja em que estiver, caso tenha alguma dúvida sobre aquela compra que esteja fazendo. Vamos manter ações como esta, assim como ocorreu no ano passado durante o Natal e, também, na Black Friday”, orienta o coordenador do Procon, Bernardo Sabrá.

 Outra dica importante é que o consumidor fique atento se o valor anunciado será o mesmo cobrado no caixa – uma obrigação legal. Em hipótese alguma o valor de cobrança deve ser maior. É importante ainda, que o cliente tire todas as dúvidas sobre os produtos. Os consumidores têm o direito a obter todas as informações sobre o produto, inclusive por escrito, se assim desejar. 

Quem quiser tirar alguma dúvida ou denunciar alguma prática abusiva pode contatar o Procon pela página do órgão no Facebook, o Procon Petrópolis; pelo site www.petropolis.rj.gov.br/ procon. Há, ainda, o WhatsApp Denúncia, no número 98857-5837 ou os telefones 2246-8469 / 8470 / 8471 / 8472 / 8473 / 8474 / 8475 / 8476 e 8477. Atendimento presencial pode ser realizado na unidade do Centro, que fica na Rua Moreira da Fonseca, nº 33. A unidade de Itaipava localizada no Centro de Cidadania, que fica na Estrada União e Indústria, 11.860. Os telefones da unidade são: 2222-1418, 2222-7448 e 2222-7337.

As ações terão continuidades até sexta-feira (11.05), com uma ação orientava nos restaurantes, locais que ficam cheios para a comemoração do Dia das Mães. Antes, porém, na quinta-feira (10) o órgão volta às lojas, só que dessa vez dos polos de moda para realizar mais uma fiscalização e orientação aos comerciantes.



Compartilhe:




Rua Joaquim Moreira, 106
Centro – Petrópolis – RJ
Cep: 25600-000

ABRAJORI – Associação Brasileira dos Jornais do Interior