Edição: quarta-feira, 09/05/2018
Compartilhe:

  Educação
 

200 jovens atendidos pela Fundação Educandário Princesa Isabel já estão no mercado de trabalho

Instituição ganhará título de Utilidade Pública Federal

Trabalho realizado pela instituição foi apresentado durante café da manhã com empresários e poder público


 Funcionando há 12 anos na Rua Lopes Trovão, no Alto da Serra, a Fundação Educandário Princesa Isabel do Juizado da Infância e da Juventude da Comarca de Petrópolis já ofertou atividades artísticas, culturais e esportivas além de cursos profissionalizantes para mais de cinco mil jovens. Nos últimos anos, 200 jovens conquistaram uma vaga no mercado de trabalho após participarem dos cursos oferecidos pela instituição. Agora, a instituição comemora mais uma conquista: vai ganhar o título de Utilidade Pública Federal. O anúncio foi feito pelo juiz Alexandre Teixeira de Souza, titular da Vara da Infância, Juventude e do Idoso da Comarca de Petrópolis, durante um café da manhã oferecido na sede da instituição. Na ocasião, o prefeito Bernardo Rossi, secretário municipais e empresários da cidade puderam conhecer a fundação e os cursos oferecidos pela instituição.

No ano passado, 721 jovens participaram dos cursos oferecidos Educandário – cursos de 6 a 12 meses. Já nesse ano, até o momento, a instituição está atendendo a 420 jovens, que possuem entre oito e 18 anos e têm a oportunidade de participar de cursos de inglês, espanhol, informática, judô, dança, karatê, canto, bateria, reforço escolar, práticas de jornalismo e educação física. Além disso, o Educandário oferece cursos profissionalizantes como auxiliar de escritório, cabeleireiro, garçom, manicure, padeiro e pizzaiolo.

Atualmente, através de uma parceria com a prefeitura, o Educandário fornece o lanche dos funcionários da Comdep – tudo é preparado na padaria que funciona na instituição. Já os jovens que participam das aulas padaria são os responsáveis pelo lanche que é ofertado para os alunos da instituição.  

Durante a visita, Bernardo Rossi conferiu de perto as aulas de ballet e música. “Poder visitar a instituição e ver o trabalho sério que é feito com essas crianças, suas famílias e a comunidade é um verdadeiro presente. Essa é uma instituição que conta com o auxilio dos empresários petropolitanos e faz tanto bem aos jovens. O poder público continuará buscando formas de auxilio para que esse projeto cresça e beneficie cada vez mais jovens”, disse Bernardo Rossi, lembrando que os empresários também podem ajudar a causa.

“Por meio do programa Leão Amigo da Criança, os empresários podem fazer as doações que serão deduzidas no imposto de renda. Se cada um fizer a sua parte, o número de atendimentos pode dobrar e poderemos ver sair daqui grandes atletas e talentosos artistas. Os números positivos dessa instituição são reflexo do trabalho sério que é feito pela equipe que trabalha na Fundação”, disse.

O juiz Alexandre Teixeira agradeceu o apoio do prefeito Bernardo Rossi para que a Fundação seja agraciada com o título de Utilidade Pública. “Esse evento é uma forma de prestação de contas. Chamamos os parceiros da instituição para conferirem como está funcionando a fundação. Agradeço especialmente ao prefeito Bernardo Rossi pelo apoio. Demos entrada no processo e o prefeito nos ajudou neste trâmite em Brasília.”, contou o juiz Alexandre.

Jean da Silva Moraes é diretor da empresa Turb e parabenizou a equipe da Fundação. “É um trabalho fantástico. São cursos que oferecem uma oportunidade de futuro diferente a muitas crianças. No Educandário elas estão seguras e é muito importante conhecer de perto tudo o que eles estão produzindo aqui”.

Érick da Silva, de 10 anos, aluno do 4º ano da Escola Santo Antônio, participa das aulas de reforço na instituição. “Aprendi muito nas aulas. Fiquei mais confiante e alegre com meu desempenho na escola. Eu adoro o educandário”, disse.

Roberto Gonçalves, diretor executivo do Educandário, salientou a importância das parcerias para o trabalho realizado no Educandário. “Chamamos os empresários para que eles conheçam o lugar e reforçamos a importância desse projeto para as crianças e famílias que são atendidas. Vale destacar que tudo o que é feito aqui é resultado do trabalho coletivo de quarenta funcionários muito dedicados à causa”.

Também participaram da visita o vice-prefeito Baninho; o chefe de gabinete Renan Campos; os promotores Odilon Lisboa de Medeiros e Vicente de Paula, da Vara da Infância e Juventude, além dos secretários municipais, Denise Quintela, da Assistência Social; Samea Ázara, interina de Educação; Silmar Fortes, da Secretaria de Saúde; Marcus Von Seehausen, Administração; o diretor presidente da Turispetro, Marcelo Valente; o presidente da Comdep, Wagner Silva e o presidente da CPTrans, Maurinho Branco.

A Fundação Educandário Princesa Isabel funciona na Rua Lopes Trovão, nº 271. A instituição também oferece atividades para os familiares das crianças e adolescentes – independente da idade. Informações sobre os cursos podem ser obtidas através do telefone 2231-7866.



Compartilhe:



Rua Joaquim Moreira, 106
Centro – Petrópolis – RJ
Cep: 25600-000

ABRAJORI – Associação Brasileira dos Jornais do Interior