Edição: terça-feira, 28/11/2017
Compartilhe:

  Saúde

550 pessoas já foram assistidas pelo Programa Melhor em Casa

 

 Três equipes tem capacidade de atender 100 mil habitantes por região

Para se inscrever no programa basta ir até a sede localizada em Cascatinha

Os petropolitanos impossibilitados de se locomoverem até uma Unidade de Saúde podem receber tratamento domiciliar através do Programa Melhor em Casa. A Secretaria de Saúde já atendeu 550 pacientes desde a implantação do serviço em maio. A atual gestão conquistou a verba de R$ 156 mil mensais do Governo Federal para custeio e até o fim de dezembro três carros serão destinados para ampliação dos atendimentos.

O Melhor em Casa conta com três Equipes Multiprofissionais de Atenção Domiciliar (EMADs) composta por médico, enfermeiro, técnico de enfermagem e fisioterapeuta que presta o atendimento clínico e de reabilitação a esses pacientes em casa semanalmente. As equipes estão dotadas nas Unidades Básicas de Saúde: Quitandinha, Itamarati e Itaipava com expectativa de atendimento de 100 mil pessoas por região.

 

Há ainda uma Equipe Multiprofissional de Apoio (EMAP) formada por fonoaudiólogo, nutricionista, psicólogo e assistente social que fica de suporte às EMADs na sede do programa localizada na Rua Hívio Naliato, 169, em Cascatinha. Na unidade a população também pode se informar e cadastrar o paciente no programa entregando cópia de todos os documentos pessoais, laudo médico e comprovante de residência do paciente.

O prefeito Bernardo Rossi explica que o programa também evita as internações hospitalares desnecessárias e as filas dos serviços de urgência e emergência.

            “Essa é uma conquista muito grande para os petropolitanos, pois o programa facilita o atendimento não só de pessoas com doenças crônicas ou em situação pós-cirúrgica, como também portadores de deficiência e idosos. A Saúde iniciou com um projeto piloto antes da implantação do programa e agora com a chegada dos carros as equipes terão mais capacidade de ampliar o atendimento”, afirma Bernardo Rossi.

O secretário de Saúde, Silmar Fortes, explica que as sedes de instalação das equipes foram escolhidas devido à uma exigência do Ministério da Saúde.

 “As EMADS foram distribuídas entre essas unidades por cobrirem o atendimento médio de 100 mil habitantes, exigência do Ministério da Saúde, e assim conseguiremos assistir a população de todo o município”, avalia Silmar Fortes.

 Como participar do Programa:

Para participar do Programa Melhor em Casa, o paciente deverá preencher um cadastro com a indicação de um cuidador, que poderá ser ou não um membro da família. Silmar Fortes explica que cada acompanhante é treinado pela equipe do programa para realizar os cuidados junto ao paciente em casa.

 “Precisamos ter garantias que esse paciente será bem assistido em casa. Então será necessário um cuidador para acompanhá-lo, para só assim as visitas dos profissionais do programa sejam autorizadas. O programa diminui a necessidade e a frequência de internações hospitalares. Esse fato também auxilia na disponibilização de leitos para os usuários que necessitam de internação hospitalar mais urgente”, informa o secretário.

A coordenadora do programa, Eliane Shirato esclarece que os pacientes assistidos pelo Melhor em Casa precisam de encaminhamento médico e estar impossibilitados de sair de casa para tratamento em alguma unidade de saúde. Atualmente há 58 pacientes com acompanhamento semanal.

“Assim que ele estiver com as condições clínicas reestabelecidas, ele é encaminhado para o tratamento na rede, seja em uma UBS, PSF ou clínica especializada, como, por exemplo, acontece nos casos de fisioterapias. Os pacientes assistidos pelo programa ainda tem prioridade de agendamento de consultas e exames e em casos de urgências o SAMU é acionado imediatamente para socorro”, disse Eliane Shirato.

Documentos necessários:

Cópias da Identidade, CPF, cartão do SUS, comprovante de residência e laudo médico.

Sede Melhor em Casa – Serviço de Atenção Domiciliar, situado à Rua Hívio Naliato, 169 – Cascatinha Tel: 2235-2684. Atendimentos de segunda a sexta-feira de 8 às 17h.



Compartilhe:


Casando com Estilo



Rua Joaquim Moreira, 106
Centro – Petrópolis – RJ
Cep: 25600-000

ABRAJORI – Associação Brasileira dos Jornais do Interior