Edição: terça-feira, 07/11/2017
Compartilhe:

  Geral

90% dos exames de preventivo são realizados por enfermeiros

Dia “D” de Coleta de preventivo ocorre neste no próximo sábado (11)

13 mil petropolitanas realizaram o exame representando alta de 50% com relação a 2016

Os enfermeiros têm um papel importante dentro da Estratégia de Saúde da Família. Apenas no Programa da Mulher a classe é responsável por 90% dos atendimentos que incluem a coleta de preventivo. Atualmente há 13.406 mulheres com o exame em dia, 50% a mais com relação ao mesmo período do ano passado, mas a Secretaria de Saúde trabalha para aumentar ainda mais esses índices. Por conta disso, neste sábado dia (11.11) ocorre o dia D de Coleta de Preventivo nas Unidades de Saúde do Município

No último levantamento realizado pelo município, há 22.336 usuárias do Sistema de Único de Saúde e a prefeitura buscará ampliar o acesso às ações preventivas de doenças e de promoção da saúde da mulher.

O secretário de Saúde Silmar Fortes reitera que o município manterá as ações preventivas e de conscientização para a saúde da mulher junto às unidades e postos de Saúde.

“O Dia D teve que ser adiado devido à proibição nacional dos enfermeiros colherem o preventivo. A decisão foi suspensa pelo Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF-1), em Brasília, no dia 18 de outubro. Algumas unidades já realizaram o dia D antes da proibição,como exemplo os PSF de Águas Lindas, Posse, Fazenda Inglesa, Boa vista, Lajinha e Itaipava. Mas vale reforçar que a coleta de preventivo ocorre diariamente em todas as unidades de saúde”, afirma Silmar Fortes.

O Dia ‘D’ de coleta de preventivo ocorrerá em algumas Unidades Básicas de Saúde, Postos de Saúde da Família além do Centro de Saúde, Hospital Alcides Carneiro e Ambulatório Escola de 8h30 às 16h.

“Montamos a programação de acordo com o perfil de cada unidade, há postos que farão no dia 11, outras agendaram no dia 18 e 23 de novembro. Nossa equipe de Estratégia de Saúde da Família criou as ações do dia com sugestões da comunidade, então além da coleta do preventivo, teremos algumas unidades com palestras, distribuição de folhetos e orientações”, anuncia Fabíola Heck, superintendente de Atenção à Saúde.


Enfermeiros são especializados na área ginecológica para colher o preventivo

O enfermeiro tem o papel fundamental na atenção primária ao paciente que inclui não só a coleta de preventivos, mas a identificação agravos e complicações na gravidez, alterações no período pré-natal, acompanhamento das infecções sexualmente transmissíveis (casos de sífilis, HIV/AIDS, entre outras), de tuberculose, dentre outros agravos de grande importância para a saúde pública do município. Atualmente, os atendimentos de enfermagem correspondem a 90% dos atendimentos dentro da Atenção Básica,

“O enfermeiro que é capacitado e especializado em colher preventivo assim como prescrever alguns exames e realizar consultas dentro da Estratégia de Saúde da Família. A Secretaria de Saúde vem promovendo formação continuada a esses profissionais constantemente a fim de promover a atualização e a formação técnica desses profissionais”, explica.

A atuação da enfermagem é valorizada pelos usuários como a estudante Tainá Cristina Martins, de 18 anos, que realiza o preventivo pelo terceiro ano consecutivo com a mesma enfermeira no Centro de Saúde.

“Sempre marco com a mesma enfermeira. É uma relação de confiança que a gente tem, o exame é algo desconfortável, então nessas horas o profissional precisa ter tranquilidade e deixar a gente mais à vontade”, avalia 



Compartilhe:




Rua Joaquim Moreira, 106
Centro – Petrópolis – RJ
Cep: 25600-000

ABRAJORI – Associação Brasileira dos Jornais do Interior