Edição: quinta-feira, 12/04/2018
Compartilhe:

  Educação

A importância da leitura é tema de bate-papo literário na Casas de Educação

Atividade faz parte da programação da Semana do Livro Vivo 2018


 O processo de construção de um livro, a importância do foco para transformar sonhos em realidade e o acervo literário da Biblioteca Mauá foram os temas de um bate-papo literário nessa quarta-feira (11.04) na Casa da Educação. O encontro foi uma das atividades previstas na programação da Semana do Livro Vivo 2018 da Casa da Educação Visconde de Mauá, especialmente montada para comemorar o Dia do Livro Infantil – 18 de abril e Dia Mundial do Livro – 23 de abril.

Alunos das aulas de ballet e desenho participaram, do bate-papo literário com a diretora da Casa da Educação e também autora e produtora cultural, Catarina Maul e o professor de desenho e ilustrador, Rodrigo Santana CB.

“Quando eu era criança, não tinha dinheiro para comprar livros. Os adquiria nos sebos. Eu li muito e isso despertou a vontade de ser escritora. As pessoas que leem aprendem sobre assuntos diversos. O conhecimento ninguém tira da gente”, disse Catarina Maul aos alunos.

Rodrigo Santana CB que já ilustrou 13 livros, disse aos alunos que a paixão pela leitura e pelo desenho surgiu na infância, através do contato direto com os livros. “Quando era pequeno não tinha internet, então, na biblioteca, pegava os livros e gibis de super-heróis para ler e, a leitura me colocou no caminho onde estou e sou muito feliz”.

Na ocasião, as crianças também puderam conhecer o acervo da Biblioteca Mauá. “Essa sala era um porão. Em 2017, com a ajuda de todos os funcionários da Casa e com a doação de muitos livros, montamos a Biblioteca Mauá que conta, hoje, com três mil títulos. Os alunos, pais e responsáveis e também a comunidade, podem pesquisar e fazer uso do empréstimo mediante o cadastro. Continuaremos fazendo esse tipo de atividade sempre com a intenção de chamar a atenção para a importância da leitura”, contou Catarina.

Rayane Monteiro de Oliveira, de 8 anos, aluna do 4º ano da Escola Paroquial Bom Jesus pegou emprestado o livro “Papai urso” nessa semana e já estava na Biblioteca devolvendo o livro para pegar outro. “Conheci muito livros legais na biblioteca e gostei tanto deles que quero ler todos. Alguns eu li em um único dia”, contou.

Programação ao longo da semana

As atividades da Semana do Livro Vivo 2018 continuarão nessa semana. Durante todos os dias, todos os alunos da Casa serão acompanhados pelos seus professores a uma visita guiada à biblioteca.

Nos dias 12 e 13 de abril (quinta e sexta-feira), às 10 e 14h, Catarina Maul e a diretora adjunta da Casa, Marcela Castro Alves, somam suas experiências como autoras, numa roda de conversa sobre livros, leitura e escrita com alunos e responsáveis. Na ocasião, estarão apresentando e autografando seus livros.

No dia 12, de 18 às 20h, o Segmento de Literatura do Conselho Municipal de Cultura, também participará do evento com um sarau literário, coordenado pela titular da cadeira, Catarina Santos.

 



Compartilhe:




Rua Joaquim Moreira, 106
Centro – Petrópolis – RJ
Cep: 25600-000

ABRAJORI – Associação Brasileira dos Jornais do Interior