Edição anterior (1278):
sexta-feira, 11 de maio de 2018
Ed. 1278:

Capa

Compartilhe:

Voltar:

HOJE

Edição anterior (1278): sexta-feira, 11 de maio de 2018

Ed.1278:

Compartilhe:

Voltar:


  Ambiente

Ação conjunta do Meio Ambiente, ICMBio  e Polícia Militar apreende 13 pássaros no Quitandinha

Um homem foi autuado por demarcar terreno dentro da área de preservação

 

Uma ação em conjunto entre a Secretaria de Meio Ambiente e o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), com o auxílio da Polícia Militar (PM), terminou com a apreensão de 13 pássaros e a autuação de um homem por obra em local irregular, nesta quinta-feira (10), no Quitandinha. O flagrante foi enquanto as equipes cumpriam uma determinação do Ministério Público Federal (MPF), que teve como objetivo coibir os desmatamentos, na Unidade de Conservação APA/Petrópolis.

 

As vistorias se concentraram ao longo da Rua Ceará e nas proximidades do conjunto habitacional, em virtude das constantes denúncias dos moradores que relatam desmatamento, construções irregulares em área de preservação ambiental e movimentação de terra. Realizamos o registro de toda a área da fiscalização com o auxílio de um drone e isso possibilitou comprovar que está ocorrendo o loteamento irregular localizado na parte alta, que já possuem até fundação, o que é preocupante pelo risco de deslizamento”, explicou o secretário de Meio Ambiente, Fred Procópio.

A partir do primeiro registro com o drone, os agentes ambientais conseguem intensificar as ações na região, aprimorando as ações com o objetivo de identificar e responsabilizar os infratores de forma mais rápida. Um homem foi autuado por infringir as normas da APA/Petrópolis. Ele havia demarcado um terreno dentro da área de preservação para a criação de bovinos e equinos. Além de ter a área embargada, ele foi sujeito a multa que poderá chegar a R$ 20 mil.

“Sabemos que aquela é uma área sensível e que essas intervenções realizadas sem as autorizações necessárias nem a supervisão de um responsável técnico acaba gerando riscos, não só para os imóveis vizinhos, como também para os próprios moradores que serão futuros moradores de uma área de risco”, destacou Fred.

Durante a ação, ainda foram apreendidos 13 pássaros que estavam em um terreno: onze da espécie chanchão e os outros dois da espécie coleiro, além de seis alçapões que estavam sendo utilizados. Todas as aves foram apreendidas e encaminhadas para a APA/Petrópolis que após passarem pelos procedimentos adequados, serão devolvidos à natureza. O proprietário não foi localizado.

“É fundamental garantir aos cidadãos o direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado, como determina a Constituição Federal”, finalizou o secretário de Meio Ambiente.



Edição anterior (1278):
sexta-feira, 11 de maio de 2018
Ed. 1278:

Capa

Compartilhe:

Voltar:

HOJE

Edição anterior (1278): sexta-feira, 11 de maio de 2018

Ed.1278:

Compartilhe:

Voltar:

Casando com Estilo








Rua Joaquim Moreira, 106
Centro – Petrópolis – RJ
Cep: 25600-000

ABRAJORI – Associação Brasileira dos Jornais do Interior