Edição: terça-feira, 15/05/2018
Compartilhe:

  Cidadania

Ação Social da prefeitura leva serviços à comunidade Dr. Thouzet

Moradores solicitaram 2ª via de RG, acompanharam apresentação de capoeira, entre outras atrações

Mais de 500 pessoas participaram, neste sábado (12.05), da oitava edição da Ação Social da prefeitura, que aconteceu na comunidade da Dr. Thouzet. Foram oferecidos serviços como emissão de segunda via de RG, aferição de pressão arterial e orientações sobre benefícios sociais. A Ação aconteceu na Escola Paroquial Bom Jesus.

Com esta edição, conseguimos atender quase 10 mil pessoas. Nossa ideia é fortalecer ainda mais as ações sociais para que os serviços da prefeitura estejam cada vez mais inseridos nas comunidades e vamos levar estes serviços para outros locais. A prefeitura une forças com as associações de moradores para saber as necessidades de cada local e atender da melhor forma.

Integrante das ações sociais anteriores, o Detran esteve, mais uma vez, com uma equipe fazendo a emissão de 2ª via de RG. O Departamento de Trabalho e Renda (Detra), da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, também participou da Ação oferecendo orientações sobre carteira de trabalho e Balcão de Empregos. Houve, ainda, orientações com o Sebrae, apresentação de capoeira, corte de cabelo, orientação para isenção na emissão de documentos e Habitação e a presença da equipe do Centro de Referência em Atendimento à Mulher (CRAM).

“Estamos sempre com nossas equipes orientando os moradores sobre os benefícios sociais e os trabalhos desenvolvidos pelos equipamentos da Secretaria, como o Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) e o Núcleo de Atendimento Especializado – Infantojuvenil (NAPE-IJ). É um trabalho integrado entre os setores do governo, empresas e as associações de moradores. Quero agradecer especialmente ao Instituto Mix, que nos ajuda oferecendo corte de cabelo, à Paróquia de Santa Clara, a Associação de Moradores e a todos os órgãos que nos apoiaram na realização deste grande evento”, explicou a secretária de Assistência Social, Denise Quintella.

A apresentação da capoeira ficou por conta da Escola Abadá Capoeira de Petrópolis. Para Ricardo Ambrosio Filho, o Graduado Kako, que é um dos integrantes da equipe, levar a capoeira para estas ações representou, mais uma vez, uma significativa contribuição à arte.

“Tivemos uma grande participação e estou muito feliz. Essas ações sociais são muito importantes. Através delas, são realizados vários serviços de utilidade pública para as comunidades. A Escola Abadá Capoeira, que também visa o lado social, vem contribuindo com essas ações, interagindo de forma lúdica com as crianças, despertando nelas o interesse por essa arte genuinamente brasileira”, explicou Graduado Kako, que participa das ações ao lado dos instrutores Coiote e Camundongo e o Graduado Mandela.  

Para o líder comunitário, Marcos Sagati, a ação é um diferencial. Segundo ele, ter os serviços mais próximos dos moradores traz muitos benefícios, principalmente para quem tem dificuldade para sair da comunidade.

"É realmente um diferencial. Só com esta ação, já conseguimos atender outras três localidades: Chapa 4, Chapa 6 e Sítio do Pica Pau. Quero, junto com o presidente da Associação de Moradores, Flavio Igor, agradecer à prefeitura e parabenizar por esta iniciativa que beneficia centenas de pessoas", pontuou o Sagati.

Foi o caso da costureira Ana Cristina Soares, de 43 anos. "Fiquei sabendo da Ação Social e vim aferir minha pressão. É muito interessante esta medida. Estou muito feliz, é muito prático, facilita a nossa vida", comentou Ana Cristina. 

Participaram ainda da Ação Social na Dr. Thouzet a Defesa Civil, com orientações sobre segurança na hora de fazer uma obra, a Assistência Jurídica, a Coordenadoria da Juventude, a Fundação Leão XIII, com orientações sobre isenção de certidões, e a equipe da Secretaria de Obras, que tirou dúvidas sobre Habitação. A próxima comunidade a receber os serviços da Ação Social vai ser a do Bairro da Gloria, no dia 26 de maio.



Compartilhe:




Rua Joaquim Moreira, 106
Centro – Petrópolis – RJ
Cep: 25600-000

ABRAJORI – Associação Brasileira dos Jornais do Interior