Edição: quinta-feira, 07/12/2017
Compartilhe:

  Cidade

Ações de prevenção da prefeitura são destaque na reunião da Associação Brasileira de Redução de Riscos de Desastres

Evento acontece na próxima quinta-feira em Niterói com destaque para os planos Inverno e Verão de Petrópolis

As ações de prevenção da prefeitura serão apresentadas na reunião anual da Associação Brasileira de Redução de Riscos de Desastres (ABRRD) que acontece na quinta-feira (07.12) em Niterói. A programação do evento oferece também debate entre profissionais de Defesa Civil de todo o país, palestras sobre boas práticas de prevenção aos desastres, além de uma apresentação sobre a importância do Plano de Contingência Familiar nos municípios brasileiros. Petrópolis será destaque graças ao resultado do Plano Inverno 2017, que rendeu ao município o reconhecimento da ONU, e a criação do Plano Verão 2018, apresentado no último dia 30 de novembro, que conta com a colaboração de 42 órgãos diferentes e mais de 250 pessoas preparadas para atuar durante o período de fortes chuvas.

Ao longo desse ano, os agentes da Secretaria de Defesa Civil e Ações Voluntárias passaram por mais de 800 horas de treinamento com o objetivo de atender de forma mais eficaz às ocorrências, sempre com foco na prevenção as tragédias. Todo esse trabalho garantiu o reconhecimento da ABRRD, órgão de abrangência nacional.

“Como determinou o prefeito Bernardo Rossi, nosso trabalho tem o foco na redução do risco de desastres. Realizamos uma série de ações ao longo desse ano, como a campanha Xô Mosquito e os Planos Inverno e Verão de Petrópolis, todos com o foco em garantir mais segurança para os petropolitanos”, afirma o secretário de Defesa Civil, coronel Paulo Renato Vaz, que representa a cidade na reunião.

Além do reconhecimento nacional, a Organização das Nações Unidas (ONU) indicou Petrópolis como uma cidade com potencial para se transformar em cidade resiliente modelo para o mundo. Em agosto, a ONU elegeu o município como cidade resiliente do mês nas Américas, graças aos resultados do Plano Inverno 2017.

“Gosto sempre de ressaltar que todo esse reconhecimento, apesar de importante, não quer dizer que não temos sérios problemas a serem resolvidos. Mas indica que estamos no caminho certo, pois estamos enfrentando todas as dificuldades com coragem, firmeza e determinação”, disse o secretário.

Participam do encontro representantes da Defesa Civil de todo o país, além de militares do Corpo de Bombeiros, voluntários, empresas convidadas e professores universitários. 



Compartilhe:



Rua Joaquim Moreira, 106
Centro – Petrópolis – RJ
Cep: 25600-000

ABRAJORI – Associação Brasileira dos Jornais do Interior