Edição: terça-feira, 05/06/2018
Compartilhe:

  Segurança

Alto da Serra recebe ônibus de videomonitoramento

Veículo foi estacionado ao lado da Praça Dr. Miguel Couto

 

O ônibus de videomonitoramento foi levado nesta segunda-feira (04.) para a Praça Dr. Miguel Couto, no Alto da Serra. É o sétimo ponto de parada do veículo desde que o equipamento passou a ser utilizado na prática, no início de 2017 – após ter ficado três anos e meio parado.

Para isso, foi feita manutenção na parte hidráulica e manutenção geral durante as últimas semanas. O Departamento de Iluminação Pública providenciou a ligação elétrica necessária para o funcionamento do ônibus.

O veículo é equipado com sete câmeras, sendo duas internas, duas em cada lateral e uma que sobe a 11 metros. Essa câmera pode captar imagens a 300 metros de distância. Oito homens vão se revezar em duplas por dia para acompanhar a movimentação no bairro. Todos os dados ficam armazenados por 30 dias e ficam à disposição da Polícia Civil caso seja necessário.

 “A escolha do Alto da Serra se deu por pedidos dos moradores por causa de uso de drogas na praça, desordem no local, despejo constante de lixo na quadra esportiva. O ônibus vai ficar por lá até a Bauernfest e voltará para lá após a festa, caso necessário”, explica o subcomandante da Guarda Civil, Altenir Mendes.

A instalação do ônibus de videomonitoramento agradou moradores do Alto da Serra.

“Acho muito importante a instalação do ônibus aqui na praça, porque evita que os mal-intencionados façam alguma coisa por aqui, além de coibir a violência no bairro”, acredita o funcionário público federal, Cyro Eduardo Gorito.

O primeiro ponto de monitoramento com o ônibus foi a Praça Visconde de Mauá (Praça da Águia). Por lá, foram reduzidos para zero as ocorrências de delitos de menor potencial ofensivo, como furtos e pichações.

Em seguida, o equipamento foi utilizado no esquema de segurança da Expo Petrópolis do ano passado, no Parque Municipal de Itaipava. Ao término do evento, foi estacionado na Praça Marechal Carmona, próximo ao Terminal do Centro. Em junho, integrou o esquema de segurança preparado para a última Bauernfest, no Palácio de Cristal. Na sequência, foi levado para a Praça da Inconfidência. O último local de parada no ao passado foi a Rua Teresa, para garantir a segurança no período de Natal e vendas de fim de ano. Este ano, voltou a participar do trabalho feito durante a Expo Petrópolis e também está na Festa do Colono Alemão.

Todos esses locais continuam sendo monitorados, agora por câmeras do Centro Integrado de Operações de Petrópolis (Ciop), que tem câmeras em todos os pontos por onde o ônibus já passou.



Compartilhe:

Casando com Estilo



Rua Joaquim Moreira, 106
Centro – Petrópolis – RJ
Cep: 25600-000

ABRAJORI – Associação Brasileira dos Jornais do Interior