Edição anterior (1214):
quinta-feira, 08 de março de 2018
Ed. 1214:

Capa

Compartilhe:

Voltar:

HOJE

Edição anterior (1214): quinta-feira, 08 de março de 2018

Ed.1214:

Compartilhe:

Voltar:


  Homenagem

Anna Maria Rattes recebe o Prêmio Bertha Lutz em Brasília

Diploma é um tributo do Senado Federal à causa feminina e às questões de gênero

Presidente do Comdim e coordenadora do Gabinete da Cidadania recebe o prêmio por sua importância na elaboração da Constituição de 1988

           
 Anna Maria Rattes, presidente do Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Mulher (Comdim) e coordenadora do Gabinete da Cidadania, recebeu nesta quarta (07.03) o diploma Bertha Lutz, homenagem anual do Senado Federal a personalidades que tenham oferecido contribuição à causa feminina no país. A premiação está em sua 17ª edição e reconhece neste ano o legado das 26 deputadas eleitas em 1986, incluindo Anna Maria, que tiveram grande papel na elaboração da Constituição brasileira em vigor.

            O prêmio Bertha Lutz foi criado pelo Senado em 2001 com a finalidade de agraciar pessoas que contribuíram para a defesa dos direitos da mulher e nas questões de gênero no Brasil. A premiação recebe o nome da líder feminista Bertha Lutz, que também foi deputada federal e se empenhou pela aprovação da legislação que deu às mulheres o direito de votar e de serem votadas.

            Neste ano, a premiação dá destaque às deputadas que fizeram parte da elaboração da Constituição conhecida como cidadã, por ser considerada uma das mais avançadas do mundo no que diz respeito aos direitos e garantias individuais. Na época, a atuação das 26 constituintes mulheres foi conhecida como “Lobby do Batom”. Anna Maria Rattes foi a deputada constituinte que mais aprovou ementas ao texto constitucional, 120 no total.

            “O Lobby do Batom foi uma ação de apoio mútuo das mulheres dentro do congresso. Nos unimos e mostramos a força que a mulher tem, o poder que nossa voz possui. É uma honra receber este prêmio, ao lado de mulheres que estão há mais de 30 anos nesta luta pelos nossos direitos. Quando chegamos à Brasília, nem banheiro feminino existia no congresso. Percorremos um longo caminho e ainda temos muito o que conquistar”, frisa Anna Maria Rattes, presidente do Comdim e coordenadora do Gabinete da Cidadania.

Receberam também o diploma: Benedita da Silva (RJ), Beth Azize (AM), Bete Mendes (SP),Eunice Michiles (AM), Irma Passoni (SP), Lídice da Mata (BA), Lúcia Braga (PB), Lúcia Vânia (GO), Maria de Lourdes Abadia (DF). Maria Lúcia de Mello Araújo (AC), Marluce Pinto (RR), Moema São Thiago (CE), Myriam Portella (PI), Raquel Cândido (RO), Raquel Capiberibe (AP), Rita Camata (ES); Rose de Freitas (ES), Sadie Hauache (AM), Sandra Cavalcanti (RJ). E, in memoriam: Abigail Feitosa (BA), Cristina Tavares (PE), Dirce Tutu Quadros (SP), Márcia Kubitschek (DF), Rita Furtado (RO).



Edição anterior (1214):
quinta-feira, 08 de março de 2018
Ed. 1214:

Capa

Compartilhe:

Voltar:

HOJE

Edição anterior (1214): quinta-feira, 08 de março de 2018

Ed.1214:

Compartilhe:

Voltar:

Casando com Estilo








Rua Joaquim Moreira, 106
Centro – Petrópolis – RJ
Cep: 25600-000

ABRAJORI – Associação Brasileira dos Jornais do Interior