Edição anterior (1310):
terça-feira, 12 de junho de 2018
Ed. 1310:

Capa

Compartilhe:

Voltar:

HOJE

Edição anterior (1310): terça-feira, 12 de junho de 2018

Ed.1310:

Compartilhe:

Voltar:


  Cidade

Assistência Social inicia visitas do Programa Criança Feliz

150 famílias já aderiram ao programa em Petrópolis

 

As equipes de visitadores da Secretaria de Assistência Social iniciaram, nesta segunda-feira (11), o acompanhamento das famílias participantes do Programa Criança Feliz. Até o momento, 150 grupos familiares já aderiram ao programa, que é conduzido pela Secretaria e visa estimular o desenvolvimento integral de crianças em situação de risco ou vulnerabilidade social, na primeira infância – fase determinante para o desenvolvimento de habilidades de coordenação, memória e capacidade de aprendizado.

“É um programa muito especial, porque trabalha o desenvolvimento de quem vai fazer o nosso futuro. O Criança Feliz é mais um exemplo da integração, a marca da nossa gestão. A Assistência Social estará junto com as secretarias de Saúde e Educação trabalhando pelo atendimento a estas famílias e a expectativa é que possamos colher belos frutos em breve”, disse o prefeito Bernardo Rossi.

A Assistência, a Saúde e a Educação estarão envolvidas para mudar a realidade desses jovens e buscando reduzir a evasão escolar. Serão atendidas famílias que tenham crianças de até 3 anos beneficiárias do Bolsa Família e as de até 6 anos que recebem o Benefício de Prestação Continuada (BPC). O programa vai funcionar em todas as oito unidades do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) do município, com os 23 visitadores prestando atendimento em casa e promovendo atividades com as crianças.

“O objetivo é diminuir a evasão escolar, prestando acompanhamento das gestantes desde o pré-natal e preparando as mães em toda linha de cuidado, além do fortalecimento do vínculo familiar. A ideia do programa é de dar orientações para as famílias sobre a melhor maneira de estimular os filhos nos estudos”, explicou a secretária de Assistência Social, Denise Quintella, lembrando que a iniciativa tem como ponto central a visitação domiciliar que será realizada pelos técnicos da Assistência Social.

As duas orientadoras do Criança Feliz passaram por um treinamento organizado pelo Ministério do Desenvolvimento Social (MDS) na capital e multiplicaram os conhecimentos para os 23 visitadores. Petrópolis é um dos primeiros municípios a aderir ao Programa. A implantação do Programa no município é graças a uma verba federal de R$ 52,5 mil mensais, liberada pelo Ministério do Desenvolvimento Social.

“As visitas aos lares serão semanais. Nesta primeira semana, estaremos nos apresentando a estas famílias e conhecendo caso a caso para darmos continuidade ao acompanhamento, com conversas com os pais e brincadeiras com as crianças. Nesta segunda-feira, estivemos com equipes no Quitandinha e Castelo São Manoel. Vamos durante a semana levando os visitadores a todas as casas”, disse a assistente social supervisora do Programa Criança Feliz, Catia Vasconcellos.

No bairro Quitandinha, um dos lares visitados foi o da dona de casa Ingrid Rocha, de 20 anos. Ela conta que ficou sabendo do Programa Criança Feliz após uma visita da mãe ao CRAS do bairro. Ingrid acha importante que a ideia do programa seja levada a outras famílias.

“Fiquei muito feliz quando soube do Criança Feliz e acho que outras famílias devem participar. Ele vai ser importante para o desenvolvimento da minha filha, que é muito esperta, na criatividade e estimular nos estudos”, destacou Ingrid, enquanto a pequena Emanuelly, de 2 anos, brincava com uma das visitadoras.

A Secretaria de Assistência Social segue realizando reuniões para apresentar o Programa Criança Feliz a beneficiários do Bolsa Família. O próximo encontro está previsto para quinta-feira (14.06), às 14h, na Escola Municipal Clemente Fernandes, na 24 de maio.



Edição anterior (1310):
terça-feira, 12 de junho de 2018
Ed. 1310:

Capa

Compartilhe:

Voltar:

HOJE

Edição anterior (1310): terça-feira, 12 de junho de 2018

Ed.1310:

Compartilhe:

Voltar:


Casando com Estilo








Rua Joaquim Moreira, 106
Centro – Petrópolis – RJ
Cep: 25600-000

ABRAJORI – Associação Brasileira dos Jornais do Interior