Edição anterior (1304):
quarta-feira, 06 de junho de 2018
Ed. 1304:

Capa

Compartilhe:

Voltar:

HOJE

Edição anterior (1304): quarta-feira, 06 de junho de 2018

Ed.1304:

Compartilhe:

Voltar:


  Geral

Atividades da Semana do Meio Ambiente começam no Centro e na Posse

Programação segue até o próximo sábado com foco na preservação ambiental


 Foram iniciadas nesta terça-feira (05.06) as atividades da Semana do Meio Ambiente. No Centro, na Praça Dom Pedro, a Exposição Aldeia Ecológica traz  as unidades de conservação da cidade e a importância da preservação ambiental até sexta-feira, de 10 às 17h. Na Posse, no Centro de Esportes Unificados (CEU), a Mostra Cine Ecologia apresentou um filme sobre reciclagem. A programação no local também segue até sexta, com curtas-metragens sobrereflorestamento e bem-estar animal. Até sábado, dia 9, atividades educativas que buscam a redução nos crimes ambientais no município serão realizadas.

"Estão sendo apresentadas questões que influenciam diretamente a vida de cada um de nós, como o abastecimento de água, por exemplo. O trabalho realizado pela prefeitura é antecipado, promovendo ações educativas que garantam um futuro com menos ocorrências de crimes ambientais. Por conta disso, o foco da Semana do Meio Ambiente é na preservação ambiental. Em um ano e meio atendemos a 1.300 denúncias relacionadas ao Meio Ambiente”, explica o secretário de Meio Ambiente, Fred Procópio.

No Projeto Araras, também acontece a Mostra Cine Ecologia, a partir de quarta-feira. O encerramento da Semana do Meio Ambiente será com uma caminhada ecológica no Parque Natural Municipal Padre Quinha, na Av. Ipiranga, no dia 9 de junho, às 8h30. O percurso de dois quilômetros nas duas trilhas do local.

“Como a nossa cidade é cercada de áreas de preservação, nada melhor que uma atividade ao ar livre, estimulando a presença de crianças e adolescentes. Vamos contar com a presença de alunos da rede municipal de ensino, que terão uma aula sobre o Parque Natural”, disse Fred, lembrando que será realizado o plantio de 30 mudas de árvores da Mata Atlântica no local.

São 30 horas de atividades com foco na educação ambiental dentro da Semana do Meio Ambiente. A programação completa com todas as atividades da semana está disponível no site da prefeitura.

Ações de fiscalização

O principal objetivo do trabalho de orientação da Semana do Meio Ambiente é diminuir os casos de crimes ambientais no município. Desde janeiro do ano passado, o setor atendeu mais de 1.300 denúncias em toda a cidade. Com o auxílio de um drone, o setor de fiscalização da Secretaria de Meio Ambiente registrou 270 notificações em cinco meses de uso da ferramenta. Foram 143 horas de sobrevoo em atendimentos a denúncias de crimes ambientais, como desmatamento, invasões de áreas de preservação e despejo irregular de entulho. A ferramenta vem sendo bastante utilizada no atendimento às ocorrências pelos fiscais, que aplicaram 134 multas no mesmo período. Houve também uma prisão em flagrante em Araras de um homem que fazia o corte, sem autorização, de 20 árvores.

O setor de fiscalização  organiza um cronograma de visitas na cidade e também a partir de denúncias, fazendo vistorias em locais apontados pelos reclamantes. A sede no Centro Administrativo, na Av. Barão do Rio Branco, 2.846 – Centro. O horário de funcionamento é de 9h às 18h, de segunda a sexta. Os telefones para outras informações são o (24) 2233-8180 e (24) 98828-8633.



Edição anterior (1304):
quarta-feira, 06 de junho de 2018
Ed. 1304:

Capa

Compartilhe:

Voltar:

HOJE

Edição anterior (1304): quarta-feira, 06 de junho de 2018

Ed.1304:

Compartilhe:

Voltar:


Casando com Estilo








Rua Joaquim Moreira, 106
Centro – Petrópolis – RJ
Cep: 25600-000

ABRAJORI – Associação Brasileira dos Jornais do Interior