Edição: quinta-feira, 12/07/2018
Compartilhe:

  Detran

Autoescolas da cidade realizam mais de 2,8 mil atendimentos

A grande maioria dos atendimentos é referente a novas habilitações, de acordo com o Detran

Philippe Fernandes

Mais de 2,8 mil pessoas se dirigiram às 14 autoescolas credenciadas da cidade para realizar algum atendimento neste ano. Deste número, a grande maioria (2,1 mil, o que representa 75%) é referente aos pedidos de primeira reabilitação. Além disso, há clientes que desejam adicionar outra categoria à sua carteira, mudança de categoria e a renovação da habilitação. Os dados são divulgados mensalmente pelo Detran.

Os dados mostram que, no primeiro semestre deste ano, 2.193 alunos iniciaram o processo - composto por aulas teóricas e práticas, além de prova final - com o objetivo de garantir a permissão de dirigir.

O Detran não possui esses dados separados por período específico, mas os números referentes ao ano passado mostram que a média de 2018 é menor do que a de 2017: neste ano, a média mensal de atendimentos referentes à primeira habilitação, contando os 12 meses, foi de 400 pessoas; a média mensal deste ano, de janeiro a junho, foi de 365 pessoas.

O segundo serviço mais procurado nas autoescolas de Petrópolis é a adição de categoria - ou seja, os clientes já habilitados que buscam acrescentar a permissão para conduzir outro tipo de veículo. Foram 450 pessoas atendidas neste tipo de caso, o que resulta em uma média de 75 por mês. A média mensal de todo o ano passado, neste caso, foi menor: 67 pessoas buscaram este tipo de serviço mensalmente.

Os números apontam ainda que 143 pessoas buscaram trocar de categoria, 35 buscaram a renovação da CNH, 18 iniciaram o Curso de Reciclagem para Condutores Infratores e outras 7 buscaram a reabilitação.

Em junho, maioria é aprovada

Em Petrópolis, a maioria dos alunos que buscaram a primeira habilitação foi aprovada, de acordo com os dados do Detran. No total, 717 pessoas fizeram a prova prática para buscar a primeira habilitação, e 427 candidatos (59%) foram aprovados. No mês passado, a maior parte dos alunos que fizeram a prova eram da Auto Escola Petrópolis. A segunda com maior número de condutores foi a Serra Verde, que funciona no Itamarati, com 93 candidatos. Em terceiro lugar, aparece o Centro de Formação de Condutores Rua do Imperador - 87 pessoas buscaram o espaço.

O maior índice de aprovação dos alunos no sexto mês do ano foi da ACDJ Autoescola, de Itaipava: 24 dos 32 condutores se tornaram motoristas, uma proporção de 75%. Em seguida, surge a Serra Verde: 67 dos 93 condutores (72%) foram aprovados. A MACN Auto Escola, de Nogueira, também teve bom índice, ficando com a terceira melhor colocação: 37 dos 55 alunos passaram pela prova realizada no Quarteirão Italiano.

No mês passado, 11 das 13 autoescolas tiveram mais aprovações que reprovações. As exceções foram a Serrana, do Alto da Serra - que ficou no empate, tendo 20 aprovados e 20 desaprovados - e a Tocantins, que, no entanto, teve poucos alunos atendidos: dois foram aprovados e três não passaram.



Compartilhe:

Casando com Estilo




Rua Joaquim Moreira, 106
Centro – Petrópolis – RJ
Cep: 25600-000

ABRAJORI – Associação Brasileira dos Jornais do Interior