Edição anterior (1158):
quinta-feira, 11 de janeiro de 2018
Ed. 1158:

Capa

Compartilhe:

Voltar:

HOJE

Edição anterior (1158): quinta-feira, 11 de janeiro de 2018

Ed.1158:

Compartilhe:

Voltar:


  Cidade

Banco de Sangue Santa Teresa precisa de doação

Vitor Garcia - vitorgarcia@diariodepetropolis.com.br

 

O estoque do Banco de Sangue Santa Teresa voltou a entrar em nível de alerta, logo nos primeiros dez dias do ano. Isso, porque a meta diária de doações não está sendo atingida conforme o necessário. Precisando de 80 doadores por dia, o local está recebendo uma média de apenas 45 doações, o que representa uma queda de 43,7%. De acordo com captadores, os estoques de sangue O e A estão em níveis críticos.

Para o captador Rodrigo Moreira, a baixa nas doações pode estar ligada, principalmente, ao período das férias e os dias chuvosos na cidade. Entretanto, a demanda transfusional não acompanhou a queda.

- Precisamos retomar o movimento para manter o estoque saudável, o mais rápido possível. Possuímos as pendências consideradas normais, como, por exemplo, as 700 transfusões mensais, e também precisamos estar disponíveis para atender as variáveis, em casos de acidentes, tragédias, entre outros. Ou seja, precisamos com urgência dos doadores – disse.

O sangue coletado ajuda a salvar vidas de pacientes tanto do SUS quanto da rede particular. São pessoas atendidas em prontos-socorros e nos hospitais Santa Teresa e Unimed, além de pacientes encaminhados pelas UPAs (Unidades de Pronto Atendimento), que dependem dessas doações todos os dias.

Aos que quiserem ajudar a mudar essa realidade, basta estar em boas condições de saúde e pesar mais de 50 quilos. Não é necessário fazer jejum, mas é preciso esperar 3 horas após o almoço ou a ingestão de alimentos gordurosos. No local, basta apresentar um documento oficial com foto e ter entre 16 e 69 anos (menores de idade precisam de autorização e estar acompanhados por um responsável). O voluntário não pode ter ingerido bebida alcoólica nas 12 horas que antecedem a doação. Quem tiver feito tatuagem e/ou piercing recentemente, ou endoscopia e processos endoscópicos, precisa aguardar seis meses após o procedimento.

- É bom lembrar que as pessoas que forem tomar a vacina contra a febre amarela só poderá doar sangue após 30 dias, enquanto a da gripe, dois dias depois. Então, aconselhamos a realizar a doação de sangue antes – concluiu Rodrigo Moreira.

O Banco de Sangue Santa Teresa está localizado no Hospital Santa Teresa, na Rua Paulino Afonso, 477, bairro Bingen. O local possui estacionamento próprio e também conveniado. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (24) 2245-2324/ (24) 99269-4355.



Edição anterior (1158):
quinta-feira, 11 de janeiro de 2018
Ed. 1158:

Capa

Compartilhe:

Voltar:

HOJE

Edição anterior (1158): quinta-feira, 11 de janeiro de 2018

Ed.1158:

Compartilhe:

Voltar:


Casando com Estilo








Rua Joaquim Moreira, 106
Centro – Petrópolis – RJ
Cep: 25600-000

ABRAJORI – Associação Brasileira dos Jornais do Interior