Edição: domingo, 04/02/2018
Compartilhe:

  CARNAVAL

Banda de Petrópolis, sucesso nas décadas de 70 e 80 será resgatada neste Carnaval 

Grupo fará um ensaio aberto, neste domingo, no Clube Musical Euterpe

            

 

O Carnaval deste ano vai resgatar a tradicional Banda de Petrópolis. Sucesso nas décadas de 1970 e 1980, quando se apresentava na Rua Irmãos D’Ângelo e percorria outras ruas do Centro Histórico, o grupo estará de volta no dia 11 de fevereiro, a partir de 10h. Nascida da influência de grandes bandas do Rio de Janeiro, ela tinha como madrinha a famosa Banda de Ipanema. Neste domingo (04.02), o grupo faz um ensaio aberto para o Carnaval, a partir de 16h, no Clube Musical Euterpe, no Alto da Serra.

            Em meados da década de 1970, com o sucesso deste tipo de banda na capital fluminense, um grupo de empresários e foliões se reuniu para formar a Banda de Petrópolis. O grupo se concentrava no Centro, animado por músicos da cidade. Nomes como José Carneiro Dias, Titto Santos, Fernando Móra, João Magalhães, entre outros, lideravam as atividades e a organização da Banda, que era uma instituição espontânea e particular.

            De acordo com o superintendente de cultura do Instituto Municipal de Cultura e Esportes (IMCE), Arthur Varella, o instituto vem buscando a valorização e o resgate das tradicionais manifestações petropolitanas. “E por isso estamos propondo a volta da Banda de Petrópolis, como uma forma de folia alternativa para o Centro Histórico, bem como para prestar as homenagens devidas a seus criadores, muitos dos quais já não estão entre nós. Esta manifestação poderá se tornar uma atração permanente em nossos carnavais de rua, caso a população abrace a ideia e a fortaleça ao longo dos próximos anos”, destaca.

            Neste domingo, o grupo se reúne para um esquenta da folia, com entrada franca no Euterpe, que fica na Rua Teresa, 1348. Já no domingo de Carnaval (11.02), os músicos farão a concentração na Rua Irmãos D’Ângelo, às 10h, e depois seguem pelas ruas do Imperador, Dr. Nelson de Sá Earp e Roberto Silveira, com a dispersão no clube Petropolitano. Serão 23 músicos, além de presença dos fundadores e amigos da banda.

 



Compartilhe:


Casando com Estilo



Rua Joaquim Moreira, 106
Centro – Petrópolis – RJ
Cep: 25600-000

ABRAJORI – Associação Brasileira dos Jornais do Interior