Edição: segunda-feira, 11/06/2018
Compartilhe:

  Bauernfest

Bauernfest terá Biergarten na Praça da Águia

Espaço vai contar com cerveja artesanal, comidas típicas, concurso de chope a litro, atrações culturais e atividades para as crianças

 

 

           Um Biergarten (jardim da cerveja) vai completar o burgo alemão da 29ª Bauernfest, no Centro Histórico de Petrópolis. De 22 de junho a 1º de julho, no período da Festa do Colono Alemão, a Praça Visconde de Mauá (Praça da Águia) recebe dois palcos que vão complementar a programação do evento com mais de 20 atrações, incluindo bandas de músicas alemãs de diversos estilos, como o rock. O espaço, além de decoração temática, vai contar com cervejas artesanais, com concursos de chope a litro, e barracas de comida típica, além de atividades para as crianças. O coração da festa vai ficar por conta do Palácio de Cristal e o seu entorno.


            O evento é uma realização da prefeitura em parceria com a Associação das Microcervejarias de Petrópolis (AMP). Capital Estadual da Cerveja, o município vem apoiando iniciativas de produtores locais. “A Bauernfest é o nosso maior evento, ele aquece a nossa economia, ajuda no desenvolvimento da cidade, além, claro, de preservar a herança que os colonos germânicos nos deixaram. E é muito importante que a gente valorize a nossa produção, o que temos de melhor, como nossos cervejeiros. A cerveja artesanal já mostrou que é uma das vocações da cidade e é, também, uma das paixões dos alemães”, destaca o prefeito Bernardo Rossi.


            O Biergarten vai contar com 17 barracas de cerveja artesanal e 10 de comidas típicas, entre doces e salgados, além dos dois palcos que ficarão dos dois lados da Praça da Águia com atrações alternadas. Eles completam a lista de palcos oficiais da 29ª Bauernfest, que inclui: dois no Palácio de Cristal, um na Praça da Liberdade, e um no Clube Petropolitano. No Biergarten haverá programação musical todos os dias, inclusive durante a semana, com shows a noite. Nos fins de semana, o público vai poder contar com atrações durante todo o dia, e os shows principais vão acontecer sempre às 20h.

 


            “Na Praça da Águia as tradições germânicas também serão mantidas, mas o evento terá uma pegada mais jovem, com rock alemão, por exemplo. Será um verdadeiro jardim cervejeiro, valorizando nossa produção local e exaltando a cultura germânica”, frisa o diretor-presidente do Instituto Municipal de Cultura e Esportes, Leonardo Randolfo. 

         O Biergarten vai funcionar de segunda a quinta-feira, a partir de 17h, e de sexta a domingo a partir de 10h, exceto no dia da abertura (22.06), quando abre apenas no período da noite. Segundo o presidente da AMP, José Renato Romão, todas as cervejarias participantes do evento são marcas de Petrópolis. “É super importante a valorização do produtor local dentro de uma festa como a Bauernfest. A gente percorre outras festas em outras cidades e percebe que as pessoas procuram espaços que têm o apelo local, onde conseguem contato com o que a cidade produz”, afirma.


            Nas barracas, os concursos de chope a litro vão acontecer durante os fins de semana da festa. Quem beber um litro em menos tempo não paga pela bebida.

            A Bauernfest, que tem o Palácio de Cristal como ponto principal, vai receber grupos folclóricos, bandas musicais, marciais, corais, grupos teatrais e uma série de atividades culturais voltadas para exaltar a alegria dos colonos. Realizada pela prefeitura através do Instituto Municipal de Cultura e Esportes e a Turispetro, com a parceria do Clube 29 de Junho, a gastronomia será um dos pontos altos da festa. Serão 40 barracas, sendo 30 divididas entre alimentação, bebidas, souvenir e fotografia e 10 destinadas ao artesanato local, espalhadas pelos jardins do Palácio, pela Rua Alfredo Pachá, e a Praça da Liberdade. Na festa, devem ser consumidos cerca de 8 toneladas de salsichão e 130 mil litros de chope.



Compartilhe:

Casando com Estilo



Rua Joaquim Moreira, 106
Centro – Petrópolis – RJ
Cep: 25600-000

ABRAJORI – Associação Brasileira dos Jornais do Interior