Edição anterior (1222):
sexta-feira, 16 de março de 2018
Ed. 1222:

Capa

Compartilhe:

Voltar:

HOJE

Edição anterior (1222): sexta-feira, 16 de março de 2018

Ed.1222:

Compartilhe:

Voltar:


  Exposição

“BEM-VINDOS, EU SOU PETRÓPOLIS!”

Exposição em Itaipava celebra os 175 anos da Cidade Imperial

 

 

 

Itaipava celebra o aniversário de 175 anos da Cidade Imperial com a mostra “Bem-Vindos, Eu Sou Petrópolis!”. A exposição, que já aconteceu no Espaço Cultural da Inter TV, retrata um pouco da história de Petrópolis, desde a sua fundação, por meio de fotos e objetos, apresentando as diversas vertentes do Turismo na cidade. O evento tem a parceria do Petrópolis Convention & Visitors Bureau, o apoio da Prefeitura de Petrópolis, é gratuito e acontece de quinta a domingo, entre os dias 17 de março e 1 de abril, no Shopping Itaipava.

 “Pensamos em uma proposta diferente nesta exposição. A ideia é mostrar as faces de Petrópolis, onde quem ver, poderá se reconhecer. Por isso, a exposição começa com elementos da natureza, passa pela gastronomia, as cervejarias e termina na alta tecnologia, com o supercomputador Santos Dummont, o maior da América Latina”, explica a turismóloga Márcia de Paula, da MP Eventos e uma das curadoras da exposição.

 Também curadora da mostra, a turismóloga Marília Mills explica que a exposição retrata as vertentes da cidade e é carregada de elementos que retratam a evolução da história do município da Serra Fluminense. “É, sem dúvida, uma nova forma de enxergar e contar sobre a Cidade Imperial. Além disso, teremos uma série de atividades, que estarão diretamente ligadas às características de Petrópolis”, ressaltou.

 A apresentação da orquestra da Ação Social pela Música do Brasil abrirá oficialmente a exposição neste sábado (16/3), às 17h. O repertório contará com peças eruditas e populares de compositores renomados, incluindo os petropolitanos Ernani Aguiar (Quatro Momentos) e César Guerra-Peixe (Mourão), além de um arranjo especial do Hino de Petrópolis, preparado para a ocasião.

 Destaques da exposição

 Natureza: será representada por plantas e flores da Mata Atlântica. Os visitantes serão surpreendidos pelo canto dos pássaros da região, gravados em um CD, que criarão toda uma atmosfera que remeta à natureza que tanto encantou o Imperador Pedro I, mais tarde D. Pedro II e os viajantes que passaram por aqui.

 Gastronomia: O projeto contempla Oficina Gastronômica, com a participação do renomado chef Barão Vieira, que terá como tema: Sorvete com frutas de  outono.

 A Cerveja: tradição da cidade de Pedro, que abriga desde 1853 a Cervejaria Bohemia, a mais antiga do Brasil, e que participará com peças do seu acervo.

 Oficina Cervejeira: Petrópolis recebeu em 2017 o titulo de Capital Estadual da Cerveja, e os visitantes da Expo serão brindados com uma Oficina Cervejeira.

 Imigrantes:  Trajes, fotos e objetos de uso diário dos imigrantes que contribuíram para a formação do povo petropolitano estarão expostos, remetendo os visitantes a uma viagem no tempo.

 Personagens: Atores com trajes de época circularão pelo espaço, interagindo com o público e divulgando o Sarau Imperial, evento tradicional que acontece no Museu Imperial.

 Kids: As crianças não foram esquecidas e teremos a “Hora do Conto”, a cargo da Livraria Nobel.

Feira de Adoções de Animais: Acontecerá nos 3 finais de semana do evento.

Música: Na Abertura , dia 17 de março, teremos a apresentação da Orquestra Ação Social pela Música, projeto de inclusão social.

 Programação:

 17/3, às 17h: Abertura da exposição com apresentação da orquestra Ação Social pela Música.

 18/3, às 14h: Oficina Gastronômica com o chef Barão Vieira. Sorvete com frutas do outono.

 24/3, às 14h: Oficina de cerveja artesanal, com o mestre cervejeiro da Schröder.

 24/3, às 15h: Hora do Conto com a Livraria Nobel.

 Durante a exposição:

- Participação das serviçais do Império, que serviam a Família Real.

- Feira de adoção de cães.

Parceiros e apoiadores: Bohemia, Schroder Bier, Barão Gastronomia, Blé Patisserie, Xodó de Minas, Livraria Nobel, Ewiglich Joias, Amaury Jaime de Lima, Imper Folhas, Orquidário Binot, Arcádia Mall, Capril deville, Silvania Cabine de Fotos, Sarau Imperial, Indumentar, Clube 29 de Junho, Clube Folclórico Germânico Bergstadt e Vet&Pet.

  

SERVIÇO:

Exposição “Bem-Vindos, Eu Sou Petrópolis!”

Data: 17 de março a 1º de abril (sempre de quinta a domingo)

Horário: a partir das 10h

Local: 2º piso do Shopping Itaipava (Estrada União e Indústria, 10.341) 

Mais sobre a Ação Social pela Música do Brasil

A ASMB é uma organização não governamental, sem fins lucrativos, que visa contribuir para a formação e desenvolvimento da cidadania de crianças, adolescentes e jovens de comunidades pobres através do ensino da música clássica, e à implantação de orquestras em todo o território nacional.

A Instituição foi formada há 18 anos, fruto do sonho do falecido maestro, David Machado, incentivado por seu amigo José Antônio Abreu, fundador e diretor do renomado projeto El Sistema. É a primeira instituição no Brasil a firmar convênio de intercâmbio com a Fundación Simon Bolívar, convênio este ainda em vigor. Com o falecimento prematuro do maestro Machado, sua viúva, Fiorella Solares, violoncelista e produtora cultural, deu continuidade ao projeto, do qual é a diretora.

- Sobre Ação Social pela Música - Núcleo de Petrópolis

O Núcleo foi implantado na cidade de Petrópolis em 2011 com o patrocínio da GE Celma através da Lei Rouanet, e conta com o apoio do Ministério da Cultura, Rio Solidário, Prefeitura de Petrópolis, Arquidiocese de Petrópolis e Oxigênio Cultural.

- O resultado do trabalho em Petrópolis:

Dedicação, Persistência, disciplina, superação, talento, sonho, esperança, amor. Estes são os alicerces da Orquestra Infanto-juvenil da Ação Social pela Música – Núcleo Petrópolis, que é hoje uma realização transformadora na vida de crianças e adolescentes de vários bairros da Cidade de Petrópolis.

O projeto funciona no espaço do Centro Pastoral Frei Aniceto, da Paróquia de São Judas Tadeu, no bairro Mosela, como uma escola aberta, onde qualquer criança e adolescente interessado podem se matricular a qualquer tempo.

- Apresentações mais importantes da orquestra:

Natal de Luz, Teatro Dom Pedro, Palácio de Cristal, Igrejas, Escolas, entre outras.



Edição anterior (1222):
sexta-feira, 16 de março de 2018
Ed. 1222:

Capa

Compartilhe:

Voltar:

HOJE

Edição anterior (1222): sexta-feira, 16 de março de 2018

Ed.1222:

Compartilhe:

Voltar:


Casando com Estilo








Rua Joaquim Moreira, 106
Centro – Petrópolis – RJ
Cep: 25600-000

ABRAJORI – Associação Brasileira dos Jornais do Interior