Edição: sábado, 12/05/2018
Compartilhe:

  Maio Amarelo

Blitz educativa tem participação de vítimas de acidentes de trânsito

Evento foi realizado nesta sexta-feira (10.05) no entorno da Praça D. Pedro

Vítimas de acidentes de trânsito participaram, nesta sexta-feira (10.05), de uma ação do Movimento Maio Amarelo, na Praça D. Pedro. Cadeirantes que atuam nas blitzen da Lei Seca subiram a Serra para participar do movimento de conscientização no município. Na ação foram distribuídos panfletos, o laço amarelo – símbolo da campanha, além de disponibilização de informações sobre acidentes de trânsito na cidade. Ao todo, foram mais de 50 pessoas da CPTrans, Guarda Civil, Polícia Militar e da própria equipe da Lei Seca, que distribuíram panfletos e abordaram cerca de 300 pessoas, entre pedestres e motoristas.

Esta já é a segunda ação do tipo realizada este mês e outras duas também estão programadas no dia 18 e 25, a partir das 10h, na Praça D. Pedro, um dos pontos de maior passagem de pessoas na cidade. As ações de conscientização da CPTrans já apresentam a redução de 30% no número de vítimas de acidentes de trânsito no primeiro quadrimestre de 2018, comparado ao mesmo período do ano passado. Dados do hospital referência em trauma de Petrópolis, o Santa Teresa, indicam que houve o registro de 345 entradas de vítimas na unidade de saúde em 2017, e em 2018 foram 242, uma redução de 103 vítimas neste prazo.

“Precisamos conscientizar a população sobre a situação do trânsito. As pessoas precisam saber as estatísticas, porque, impactadas, a tendência de dirigir com responsabilidade é maior. Colocamos veículos destruídos em pontos estratégicos da cidade, como no Obelisco e no Trevo de Bonsucesso para exatamente com essa intenção, chocar a população. É importante as pessoas aderirem à causa, porque não há ação que a CPTrans faça que surtirá efeito neste sentido, se cada pessoa não fizer a sua parte”, explica o diretor-presidente da CPTrans, Maurinho Branco.

O administrador Rodrigo Luizeto mora em Juiz de Fora e está sempre na estrada. Ele foi um dos que viu a distribuição de panfletos na Praça Dom Pedro e parou para ver do que se tratava. O mineiro destacou que ações como essa apresentam resultados efetivos.

“É muito importante fazer a conscientização. Na minha cidade, foi perceptível a queda de acidentes só com ações como essa, acredito que tenha reduzido de 10% a 15%. O caminho é exatamente esse, ir martelando as informações, porque quando a pessoa tem acesso a informação, isso ajuda a fazer com que ela tenha mais cuidado”, disse.

Para Luizeto, o que mais chama atenção são os veículos que ficam no Obelisco que mostram o resultado da imprudência no trânsito: o carro e a moto danificados são de acidentes reais ocorridos em Petrópolis. Ele acha que isso chama ainda mais atenção de quem vê e choca quem está na estrada todos os dias. 

Simulação de socorro será na quinta-feira (17)

A simulação de socorro de acidentes de trânsito, ocorre na próxima quinta-feira (17.05), a partir das 10h, na Praça D. Pedro. A ação promete chamar a atenção de motoristas e pedestres. A intenção com a cena é mostrar o quão devastador um acidente de trânsito pode ser na vida das pessoas envolvidas.

A cena vai simular um acidente envolvendo um carro com cinco pessoas dentro e uma motocicleta com outras duas pessoas. Na ação, uma das pessoas que está na motocicleta não vai resistir aos ferimentos e vai “morrer” ainda no local do acidente. Além dos atores, a cena vai contar com bombeiros e policiais, além de agentes de trânsito fazendo o fechamento da via para tornar a cena a mais real possível.

Caminhada encerra o Movimento

A Caminhada Pela Vida, evento que encerra o Maio Amarelo, vai arrecadar alimentos para doações à instituições de caridade. Marcada para o próximo dia 26, a intenção é que os usuários troquem os mantimentos por camisas para participação do evento. A concentração está marcada para às 14h na Praça D. Pedro, saindo às 15h em direção à Praça da Liberdade pelas ruas do Centro. Pela primeira vez, os donos estão sendo motivados a levar seus cachorros para o evento. A intenção é chamar atenção para o cuidado com os animais no trânsito.



Compartilhe:




Rua Joaquim Moreira, 106
Centro – Petrópolis – RJ
Cep: 25600-000

ABRAJORI – Associação Brasileira dos Jornais do Interior