Edição: domingo, 13/08/2017
Compartilhe:

  Cidade

 

 

Bunka-Sai oferece ao público diversas atrações no último dia do festival

Leticia Knibel - Especial para o Diário

O Festival de Cultura Japonesa - Bunka-Sai – termina hoje, mas o público pode aproveitar o último dia do evento para participar das atividades e saborear os pratos tradicionais do povo nipônico.

O evento, que teve início na última quinta-feira (10), atrai turistas e a população petropolitana devido a sua diversidade e atrações tradicionais. Na manhã de sábado (12), o público aproveitou o tempo firme para visitar o festival, que acontece no Palácio de Cristal. Na ocasião, o público marcou presença para apreciar a apresentação da arte marcial Aikodô.

De acordo com Stephany Yamamoto, os primeiros dias do evento foram difíceis devido ao mau tempo, mas as pessoas não deixaram de participar das oficinas realizadas, além de aproveitar para comprar lembrancinhas de origami. Stephany, que trabalha na barraca da Associação Nikkei de Petrópolis, revela que o público procura, principalmente, o Tsuru (ave símbolo do Japão, que representa saúde, felicidade longevidade e fortuna).

A parte gastronômica do festival também é um grande atrativo, já que a comida japonesa tornou-se uma das preferidas dos brasileiros. Denise Corrêa Stumph conta que há quatro anos participa do evento com sua barraca de Yakisoba. Ela destaca que a festa está muito bonita este ano e que é uma ótima oportunidade para o público conhecer um pouco mais sobre a gastronomia japonesa. Entre as especialidades mais procuradas pelos visitantes estão o yakisoba e o harumaki.

Geraldo Oliverira e Tatiane Ribeiro são moradores de Juiz de Fora e contam que esta é a primeira vez que participam do festival. Eles revelam ainda que gostaram muito do local e da decoração. Na cidade para comemorar o dia dos pais com familiares, Geraldo e Tatiane destacam que costumam participar das festas da cidade, mas não conheciam o Festival Japonês. “Achamos muito interessante o evento, principalmente por ser bem tradicional, com a música e decoração típicas, além da comida japonesa, que já estamos acostumados a comer”, diz Tatiane.
O Bunka-Sai começa às 10h e segue até às 20h deste domingo. Entre as atrações estão a apresentação de Aikidô, às 11h, oficina de Mangá, também a partir das 11h. Além disso, o público terá a oportunidade de aprender a arte do Origami e das pipas japonesas, às 14h.
A programação continua com o Concerto de Violinos do Centro de Artes Suzuki, às 15h, e a apresentação da banda temática Negrayscow, às 18h.

O festival ainda terá a tradicional performance de Bom-Odori e um desfile de cosplay. A programação completa pode ser conferida na página do Facebook do evento.

 



Compartilhe:




Rua Joaquim Moreira, 106
Centro – Petrópolis – RJ
Cep: 25600-000

ABRAJORI – Associação Brasileira dos Jornais do Interior