Edição anterior (1366):
terça-feira, 07 de agosto de 2018
Ed. 1366:

Capa

Compartilhe:

Voltar:

HOJE

Edição anterior (1366): terça-feira, 07 de agosto de 2018

Ed.1366:

Compartilhe:

Voltar:


  Cidade

Bunka-Sai terá mais um fim de semana

Festa da cultura japonesa continua de 10 a 12 de agosto com comidas típicas e programação cultural

           
  Os apaixonados pela cultura japonesa terão mais uma oportunidade de embarcar nas tradições milenares da Terra do Sol Nascente. A Associação Nikkei de Petrópolis decidiu estender a programação do Bunka-Sai, que continua no próximo fim de semana, entre os dias 10 e 12 de agosto. Por mais três dias, o público vai poder continuar contando com as barracas de comida típica e atrações culturais. A festa, que começou na quarta-feira (1º.08) e seria encerrada neste domingo (05.08), mostrou um pouco da arte de trabalhos manuais e minuciosos dos japoneses, a influência na cultura pop,as artes marciais e as delícias da comida oriental.

 

            Em mais uma edição de sucesso do evento, moradores e visitantes mergulharam nas tradições da cultura do país que teve sua primeira delegação diplomática em Petrópolis em 1897.Este ano, as comemorações marcam também os 110 anos da imigração japonesa no Brasil. Para o prefeito Bernardo Rossi, o evento mostrou o sucesso da programação cultural da cidade. “Recebemos aqui pessoas até de fora da cidade que vieram especialmente para a festa. Estamos muito felizes de homenagear essa cultura e, ao mesmo tempo, movimentar o município”, destaca.

            A extensão da festa foi um pedido da Associação Nikkei de Petrópolis, em função da Semana da Cultura do Japão – de 07 a 11 de agosto na Casa Cláudio de Souza - e será organizada com o apoio da prefeitura, apesar de não ser custeada pelo município. A prefeitura vai ceder o espaço do Palácio de Cristal para que a festa continue. “A comunidade japonesa pediu e nós vamos fazer essa parceria. Será um evento sem gasto para o município. Desde o ano passado, temos procurado fazer parcerias para aumentar os eventos e movimentar ainda mais o município. E estamos trazendo mais uma festa de qualidade, exaltando essa cultura tão importante”, frisa o secretário da Turispetro, Marcelo Valente.

            Além de petropolitanos, a festa também atraiu muitos turistas, principalmente no fim de semana. A representante comercial Maria Isabel Lourenço e o comerciante Dirceu Ribas, moradores do Rio, aproveitaram a folga de domingo para passear em Petrópolis. “Nós gostamos muito daqui e sempre subimos para as festas. Gostamos muito dos eventos culturais do município. E adoramos essa festa do Japão”, disse Maria Isabel. “Pelo menos uma vez por mês a gente vêm a Petrópolis”, completou Dirceu.

            Desde quarta-feira, Petrópolis contou com um pedacinho do Japão dentro do Palácio de Cristal. Foram mais de 40 atrações, envolvendo esportes, apresentações musicais, concursos, danças folclóricas, oficinas, exposições, palestras, entre outros. Além das 10 barracas de alimentação, produtos alimentícios japoneses pra levar pra casa, artesanato e souvenir. Mas a comida típica esteve entre os destaques da festa. “Gosto muito da cultura japonesa, já cheguei até a fazer aula de taiko, mas a comida é o que me atrai mais”, disse o diretor de empresa João Junior. “Éramos do Rio e agora estamos morando em Petrópolis, mas já conhecíamos a festa antes de vir pra cá. A gente gostou e voltou”, completou a mulher dele, a nutricionista Daniele Salzmann.

            No fim de semana o Palácio de Cristal esteve lotado por conta da festa. Entre os destaques estavam as demonstrações de artes marciais, no sábado, inclusive, com a presença primeira técnica mulher à frente da seleção masculina de judô, a japonesa Yoko Fujii. “É a segunda vez que venho e gosto muito. É muito importante essa troca de cultura para que as pessoas conheçam e respeitem culturas de outros países. E poder mostrar um pouco do judô é muito legal porque muitas pessoas gostam, mas não têm a chance de experimentar, e aqui a gente mostrou que não precisa ter força para praticar”, disse. O evento também contou com a participação do judoca petropolitanos Matheus Domingos Moreira.

            Mas as apresentações no palco também chamaram a atenção do público, como os grupos Rio Nikkei Taiko e KaminariTaiko, que impressionaram a plateia com seus tambores. Os concursos de Cosplay e de fotografia de cerejeiras, além do “Kimono Show”, mostrando um pouco das tradições japonesas no vestuário, também estiveram entre os destaques.  As oficinas, como de mangá, origami e ikebana, ainda ajudaram o público a interagir com a cultura japonesa.

            “Vivemos, em cinco dias de festa, um pouco das tradições milenares do Japão. É muito importante que as pessoas conheçam a cultura de outros povos, valorizem e respeitem. Temos em Petrópolis influências de diversos países diferentes e ter um pouquinho dessa cultura tão rica, tão bonita, como a do Japão, é um privilégio”, destaca o diretor-presidente do Instituto Municipal de Cultura e Esportes, Leonardo Randolfo.



Edição anterior (1366):
terça-feira, 07 de agosto de 2018
Ed. 1366:

Capa

Compartilhe:

Voltar:

HOJE

Edição anterior (1366): terça-feira, 07 de agosto de 2018

Ed.1366:

Compartilhe:

Voltar:


Casando com Estilo








Rua Joaquim Moreira, 106
Centro – Petrópolis – RJ
Cep: 25600-000

ABRAJORI – Associação Brasileira dos Jornais do Interior