Edição anterior (1185):
quarta-feira, 07 de fevereiro de 2018
Ed. 1185:

Capa

Compartilhe:

Voltar:

HOJE

Edição anterior (1185): quarta-feira, 07 de fevereiro de 2018

Ed.1185:

Compartilhe:

Voltar:


  Cidade

Calendário de operações do Plano Verão encerra a programação nas comunidades no Vale do Cuiabá

Agentes da Defesa Civil visitaram todas as 12 comunidades que contam com as sirenes do Sistema de Alerta e Alarme

Dentro das ações de prevenção do Plano Verão 2018 de Petrópolis, o calendário de operações da Secretaria de Defesa Civil e Ações Voluntárias encerrou a programação nas 12 comunidades que contam com os 20 conjuntos de sirenes do Sistema de Alerta e Alarme no Vale do Cuiabá. Nesta terça-feira (06.02) os agentes estiveram nos pontos de apoio do Gentio e do Buraco de Sapo, realizando a troca das placas que sinalizam os locais, além da distribuição de cartilhas de prevenção aos desastres naturais para os moradores do local. A ação também está inserida no SOS Chuvas, projeto que conta com 50 estudantes de quatro universidades atuando em prevenção junto à prefeitura.

Em dezembro do ano passado, a prefeitura colocou em funcionamento as sirenes da região do Vale do Cuiabá graças a uma parceria com a iniciativa privada. Desde então, a Defesa Civil já realizou a calibragem dos equipamentos com o apoio da Griblad, empresa responsável pelos equipamentos, e um treinamento com os moradores do local. A ação desta terça-feira contou com o apoio do Núcleo Comunitário de Defesa Civil (NUDEC) da região.

“As sirenes são a melhor ferramenta de prevenção que o município possui. Desde o ano passado, os equipamentos estão funcionando no Vale do Cuiabá, região mais atingida na tragédia de 2011. O trabalho em conjunto com o NUDEC e com os moradores dessa região é um dever da prefeitura”, afirmou o secretário de Defesa Civil e Ações Voluntárias, coronel Paulo Renato Vaz.

Cristina Rosário de Oliveira, coordenadora do NUDEC do Gentio, elogiou o trabalho da prefeitura na região. “Em dezembro as sirenes começaram a funcionar, depois a Defesa Civil realizou um treinamento em conjunto com a gente, e agora, mais uma ação voltada para a nossa comunidade. Dessa maneira, esperamos que a população entenda a importância das sirenes para os moradores daqui”, disse.

Além do Gentio e Vale do Cuiabá, as sirenes estão instaladas nos bairros 24 de Maio, Alto da Serra, Bingen, Dr. Thouzet, Independência, Quitandinha, São Sebastião, Sargento Boening, Siméria e Vila Felipe. Todos os locais já receberam a visita dos agentes da Defesa Civil. A próxima ação do calendário acontece na quarta-feira (07.02), às 10h, quando todos os 45 responsáveis pelos pontos de apoio cadastrados no órgão municipal recebem a cópia da chave de acionamento dos equipamentos. O objetivo é simples: garantir que o sistema funcione no momento das fortes chuvas.

“Estamos compartilhando a autoridade com os moradores que atuarão na redução do risco de desastres. Esse é mais um passo na busca de uma cultura preventiva contra os desastres em Petrópolis”, explica o secretário.

Na quinta-feira (08.02), os agentes distribuem as cartilhas de prevenção aos desastres naturais na Praça D. Pedro, no Centro, além de instalarem os cartazes do programa SOS Chuvas em bares, lanchonetes e bancas de jornal pela Rua do Imperador e nos ônibus da cidade.

"O encerramento será no Centro Histórico para que a ação possa atingir moradores de diversos bairros, com os agentes reforçando a importância da prevenção aos desastres. Além disso, os cartazes do SOS Chuvas serão instalados nos ônibus e no transbordo do Centro", completa Paulo Renato Vaz.

Participaram da ação desta terça-feira o secretário de Defesa Civil e Ações Voluntárias, coronel Paulo Renato Vaz, o presidente da Câmara de vereadores, Paulo Igor, e o grupo de Bombeiros Civis de Petrópolis.     

 

 



Edição anterior (1185):
quarta-feira, 07 de fevereiro de 2018
Ed. 1185:

Capa

Compartilhe:

Voltar:

HOJE

Edição anterior (1185): quarta-feira, 07 de fevereiro de 2018

Ed.1185:

Compartilhe:

Voltar:


Casando com Estilo








Rua Joaquim Moreira, 106
Centro – Petrópolis – RJ
Cep: 25600-000

ABRAJORI – Associação Brasileira dos Jornais do Interior