Edição: sexta-feira, 09/03/2018
Compartilhe:

  Homenagem

Câmara faz homenagem às agentes da Guarda Civil

A Câmara de Vereadores homenageou nesta quinta-feira (08), Dia Internacional da Mulher, as agentes femininas que fazem parte da Guarda Civil. A corporação conta com 14 mulheres e, além delas, também foram homenageadas agentes da Polícia Civil, dos Bombeiros, da Aeronáutica e representantes da sociedade civil.

Durante a solenidade, foi recordado o episódio que deu origem ao Dia Internacional da Mulher, quando uma fábrica foi incendiada e diversas mulheres morreram no início do século XX, época em que a mão de obra feminina iniciava a luta pelos direitos trabalhistas da classe. Uma das agentes que receberam a homenagem, Cláudia Conceição, destacou quem hoje em dia, no ambiente profissional, as mulheres ocupam os mesmos postos e fazem os mesmos trabalhos que os homens.

“Nós fazemos a mesma função dos homens e muitas vezes somos desvalorizadas financeiramente, mesmo produzindo até mais. Essa homenagem da Câmara foi um momento de reconhecimento de cada uma de nós. Isso é um bom caminho, porque hoje não existe mais a exploração, que era explicita antigamente. É um reconhecimento da sociedade pela competência da mulher em todas as esferas e isso é muito importante. Onde a gente passa, quando abordamos as pessoas, temos o respeito delas e isso é muito gratificante. Não somos mais apenas aquela figura para lavar, passar, cozinhar e cuidar da casa, podemos fazer todas as funções. Nós podemos estar onde quisermos”, disse.

As guardas atuam em quase todos os trabalhos desenvolvidos pela corporação – orientação do trânsito, segurança preventiva, canil, serviços administrativos, Ronda Escolar, entre outros. A agente Cláudia Panisola já passou vários serviços e, hoje, está se preparando para se tornar instrutora do Programa Promotores da Paz (Proppaz).

“No meu ponto de vista, a homenagem representa para mim e acredito que para as minhas colegas de profissão na Guarda um reconhecimento de toda uma trajetória que nos fez caminhar até aqui, pois para uma mulher essa profissão masculinizada acaba sendo mais difícil, tendo até que saber mais do que os outros colegas homens para poder estar desempenhando com sucesso o trabalho no dia a dia. Ter o reconhecimento e respeito é muito importante”, afirmou.

As agentes Aline Mendes, Cláudia Conceição, Denise de Souza, Mônica Cristina, Andréa Smith e Ismeralda Barbara receberam a homenagem em nome das guardas Rita de Cássia Mattos, Fernanda Lisboa, Claudia Panisola, Adriana Vital, Erli Cardoso da Silva, Marlene Rodrigues, Magali Artis e Valéria Guimarães.



Compartilhe:

Casando com Estilo



Rua Joaquim Moreira, 106
Centro – Petrópolis – RJ
Cep: 25600-000

ABRAJORI – Associação Brasileira dos Jornais do Interior