Edição anterior (1366):
terça-feira, 07 de agosto de 2018
Ed. 1366:

Capa

Compartilhe:

Voltar:

HOJE

Edição anterior (1366): terça-feira, 07 de agosto de 2018

Ed.1366:

Compartilhe:

Voltar:


  Campanha

Campanha de Vacinação Contra a Raiva imuniza 5,7 mil animais

5ª etapa aconteceu, neste sábado (04), em 11 postos


 A Campanha de Vacinação Contra a Raiva Animal imunizou 5,7 mil cães e gatos do primeiro e segundo distritos. A quinta etapa da Campanha aconteceu neste sábado (04.08), com 11 postos de vacinação (fixos e volantes) espalhados pelo Castelo São Manoel, Nogueira, Águas Lindas, Calembe, Corrêas, Bonfim, Bairro da Glória, Estrada Mineira (Corrêas), Samambaia, Loteamento Samambaia, Itamarati, Alcobacinha, Bela Vista, Bairro Esperança, Provisória e Floresta.

"Precisamos manter a doença afastada do município e, para isso, é preciso conscientizar a população que imunize os seus animais de estimação. São mais de 30 anos sem registro da doença em animais e nunca tivemos casos em humanos. Vale salientar que quem não conseguiu acompanhar a etapa perto da sua casa, pode procurar os postos nas próximas fases para que os animais recebam as doses. Se a campanha ainda não chegou ao seu bairro, pode aguardar, pois ainda teremos duas etapas e todas as regiões serão atendidas”, disse o secretário de Saúde, Silmar Fortes.

A campanha, que teve início em abril, chega ao fim em novembro. Em Petrópolis, não há casos registrados de raiva em animais domésticos há mais de 30 anos.  Foram aplicadas 5.722 doses da vacina. A raiva é uma doença grave de origem viral transmitida, em geral, por mordidas de animais infectados, arranhões ou mesmo lambidas. A meta é imunizar, pelo menos, 28,6 mil animais em todo o município.

O cronograma segue a programação iniciada no ano passado, ou seja, os animais estão sendo imunizados na mesma época obedecendo ao intervalo de aplicação das doses que é de um ano.  A Coordenação de Vigilância Ambiental também promoveu capacitação às equipes fornecendo as orientações a serem adotadas durante a campanha, como, por exemplo, não vacinar animais doentes ou debilitados. A vacinação é aplicada em animais a partir dos 3 meses de vida e em plenas condições de saúde.

"Só não fazemos a imunização caso eles estejam debilitados ou doentes como, por exemplo, com diarreia ou vômitos. A vacina não apresenta contraindicação", explica a coordenadora da Vigilância Ambiental, Maria Beatriz Fagundes Pellegrini.

Quem aproveitou a campanha para imunizar seus cachorros foi o casal Christina Noren e Michael Flynn, que tem casa de veraneio em condomínio na comunidade do Calembe. Eles levaram os cães Cameleta e Nine, de três anos, para tomar a vacina.

"Nós vimos vários vizinhos com os cães na rua e me contaram sobre a vacinação. Perguntei onde era o posto e consegui chegar a tempo. Acho muito bacana ter essa facilidade de vacinar meus cães perto de casa, é importante manter o controle dessa doença", afirmou ela.

A sexta etapa da Campanha de Vacinação Contra a Raiva Animal está prevista para o dia 22 de setembro e vai atender os moradores do Centro, Morin, Caxambu, Carangola, Retiro, Jardim Salvador, Coronel Veiga, Quitandinha, Valparaíso, Estrada da Saudade, Cascatinha e Alto da Serra.



Edição anterior (1366):
terça-feira, 07 de agosto de 2018
Ed. 1366:

Capa

Compartilhe:

Voltar:

HOJE

Edição anterior (1366): terça-feira, 07 de agosto de 2018

Ed.1366:

Compartilhe:

Voltar:

Casando com Estilo








Rua Joaquim Moreira, 106
Centro – Petrópolis – RJ
Cep: 25600-000

ABRAJORI – Associação Brasileira dos Jornais do Interior