Disque entulho    Educação
sábado, 12/08/2017
Voltar

Carmem Teresa Elias toma posse no Pen Clube do Brasil

 Carmem Elias e o presidente do Pen Clube, Cláudio Aguiar

A escritora Carmem Teresa Elias, indicada ao Prêmio Guerra Peixe 2017 por seu livro Perdidos Atávicos, foi eleita como membro do quadro titular efetivo do Pen Clube do Brasil, entidade literária das mais prestigiadas. Tendo como padrinho o atual presidente da instituição e ganhador do prêmio Jabuti, o escritor Claudio Aguiar, Carmem tomou posse na quinta-feira, 10 de agosto.

De cunho internacional, O Pen Club congrega, há mais de 80 anos, escritores dos mais renomados em seus países e no mundo, mantendo o compromisso permanente com a defesa dos Direitos Humanos.

Com respaldo da Unesco, seus membros atuam ativamente em prol dos escritores e dos povos, pela liberdade de expressão, pela defesa pela Paz Mundial, pelas mulheres escritoras e contra a prisão de escritores e formas de perseguição e tortura, por exemplo.

Carmem Teresa Elias é autora de 8 livros, entre contos, poesias, livros de arte e ensaios e lançará um romance folclórico juvenil na Bienal do Livro do Rio de Janeiro, no fim deste mês.

Segundo Carmem Teresa Elias, a Literatura é indispensável como elemento de preservação e divulgação do patrimônio cultural dos povos, bem como fonte de análise, conscientização e crítica aos conflitos que limitam o pleno desenvolvimento do ser humano como indivíduo e ser social. Cabe ao escritor ser agente participativo da construção da cidadania e da consciência social.

 



Voltar


Casando com Estilo



Topo