Edição: quarta-feira, 06/06/2018
Compartilhe:

  Colunistas
Célio Thomaz
COLUNISTA

Homenagem alusiva ao 130º aniversário da Assinatura da Lei Áurea

O Instituto Histórico de Petrópolis realizou recentemente bela homenagem alusiva ao 130º aniversário da Assinatura da Lei Áurea que Aboliu a Escravatura aos 13 de maio de 1888 sob - regência da Princesa Isabel com missa na Catedral de Petrópolis.  Após a missa oficiada pelo Pároco padre Adenilson Silva, se deu o início as homenagens junto à Capela Imperial onde repousam os restos mortais de Dom Pedro II e Imperatriz Tereza Cristina, Princesa Isabel e Conde D’Eu. iniciou-se a cerimônia aos cuidados Fernando Costa, como sempre impecável saudaram em sua abertura os Senhores Professores Maria de Fátima Moraes Argon e Joaquim Eloy Duarte dos Santos, respectivamente presidente e vice-presidente do Instituto Histórico de Petrópolis,  o Padre Adenilson Pároco da Catedral, Bruno Cerqueira, Associado do Instituto e Presidente do Instituto Dona Isabel Primeira,  Associados do Instituto . A Professora Maria de Fátima Moraes Argon da Matta usou da palavra abrindo a sessão solene. O Padre Adenilson Silva, Pároco desta Catedral procedeu à leitura da Carta do Sumo Pontífice Papa Leão XIII que concedeu à Augusta majestade a maior honraria da igreja de Cristo, A Rosa de Ouro! A seguir, a palavra foi concedida ao associado Bruno Cerqueira membro do instituto e presidente do Instituto Dona Isabel Primeira. Todos os anos essa homenagem é enriquecida com a presença do Senhor João Paulino que se desloca da cidade de Desterro do Mello, próxima à Barbacena – MG que traz em seus braços belos ramos de rosas, cada ano se soma uma, este, por exemplo, eram 130 belas rosas. Seguiu-se a declamação de belo poema pelo professor Joaquim Eloy Duarte dos Santos. Ao final,  a Presidente Maria de Fátima Moraes Argon da Matta encerrou a solene sessão.

 Argon presidente do IHP, Fernando Costa – cerimonial e Membro  do IHP, Bruno Cerqueira e Padre Adenilson Silva, Pároco da Catedral.
 Sr João Paulino. Fátima Argon,  Elizabeth Maller, Fernando Costa,  Luciano Cavalcanti, Bruno Cerqueira, todos do IHP

 

Emoções perturbadoras

A Casa de Cláudio de Souza, recebeu no último dia 30, o psicanalista Vagner Souza que ministrou palestra com o tema “Curando emoções perturbadoras”. Sucesso total...

 

Inverno no Castelo

O Festival de Inverno do Castelo de Itaipava será aberto no dia 9 de junho, sábado, com a Valentine’s Night, que reúne música ao vivo com Larissa Viana (voz e violão) e cardápio diferenciado. Já no domingo dia 10 de junho, começa bem, com o Brunch dos Namorados. Uma excelente opção...

 

Presidente do Centenário...

O Presidente do Esporte Clube Pedro do Rio, Daniel Ramos, sempre ativo e que realizou grandes mudanças nos últimos anos e muitas destas mudanças se devem ao bom trabalho desenvolvido pela diretoria do clube, desde 2016. Assim, o Conselho Deliberativo do clube reelegeu o presidente e sua diretoria por mais dois anos, período em que o clube completará 100 anos de fundação.

 

Improbidade e Anticorrupção...

Sucesso total a palestra sobre as leis de Improbidade e Anticorrupção, realizada no auditório da OAB-Petrópolis na ultima segunda-feira. Mais uma iniciativa do nosso Presidente Marcelo Schaeffer e sua diretoria que vem realizando uma excelente gestão !!!

 

Bodas de Esmeraldas 

O casal amigo Claudia Martins de Carvalho e Sidney completaram na última segunda-feira, dia 4 Bodas de Esmeraldas - 40 anos de casados. Os nossos parabéns aos amigos que atualmente estão residindo em Curitiba .

 

Feriado foi sucesso

Petrópolis mostrou sinais de rápida recuperação no turismo neste feriadão prolongado de Corpus Christ. Após prejuízos com cancelamentos de diárias e pouco movimento nos pontos turísticos por conta da greve dos caminhoneiros, atrativos como o Museu Casa de Santos Dumont, o Museu Imperial e a Catedral São Pedro de Alcântara estiveram lotados, assim como hotéis e pousadas. De 31 de maio a 03 de junho, a taxa média de ocupação em toda cidade foi de 90,6%, sendo 95,7% no Centro e arredores e 85,4% nos demais distritos, como Itaipava, Nogueira, Araras.

 

Frase de quarta...

"Há muitos amores que sorriem; mas não há um só que não chore." Joaquim Manuel de Macedo

 

Niver

Quem somou idade ontem foi o advogado e ex-desembargador eleitoral Paulo Troccoli Neto, que comemorou a data ao lado de seus familiares ...



Compartilhe:

Casando com Estilo



Rua Joaquim Moreira, 106
Centro – Petrópolis – RJ
Cep: 25600-000

ABRAJORI – Associação Brasileira dos Jornais do Interior