Edição: terça-feira, 09/01/2018
Compartilhe:

  Cidade

Central de Libras passa a funcionar no Centro de Referência em Assistência Social do Centro

Atendimentos podem ser agendados por e-mail ou via Skype

 

Garantindo mais acessibilidade aos deficientes auditivos do município, a prefeitura promoveu a mudança da Central de Libras que antes funcionava no Centro Administrativo, para uma sala do Centro de Referência de Assistência Social, uma vez que o CRAS é a porta de entrada da Assistência Social no fortalecimento da convivência com a família e com a comunidade. Os atendimentos são gratuitos à população perante agendamento que podem ser pessoalmente de 8 às 17h, de segunda, quarta e quinta-feira, às terças de 8 às 14h, ou por e-mail: cilpetropolis@hotmail. com


“A Central de Libras faz um trabalho que pode ser solicitado por toda a população que necessite. Basta que entre em contato e programe o acompanhamento, que pode ser virtual ou presencial. Dentre as ações que acompanhamos, estão a marcação de consultas médicas, solicitação de emissão de documentos pessoais, cadastramento nos programas sociais governamentais, consulta de situação de benefícios e auxílio na consulta de benefícios ao trabalhador, entre outros”, explica a secretária de Assistência Social, Denise Quintella. 

No ano passado, a intérprete da Central de Libras auxiliou na interpretação de um casamento de um casal de surdos. Para este ano, a intérprete Gisele Gimenez Detro Carneiro espera proporcionar esse entre outros serviços à população que necessite. A central de libras também pode ser acionada para outras ações junto às unidades de saúde ou audiências judiciais.

“É importante divulgar que nós realizamos trabalho junto às secretarias da prefeitura, mas também prestamos o serviço junto às delegacias em atendimentos de ocorrências policiais, interpretação em atendimento médico, preferencialmente em unidades da rede pública de saúde (SUS), solicitação de remédios nas farmácias populares no primeiro atendimento e entrevistas de emprego no âmbito das agências públicas de emprego”, informou.

A Central de Libras também está buscando se relacionar via online com os usuários que necessitem de atendimento.

“Nós criamos um Skype que é uma forma de nos comunicarmos com os usuários que por muitas vezes nos procuram para tirar dúvidas antes de realizar o agendamento. Mas o familiar pode nos procurar na unidade ou ligar para o CRAS para contato e informações. Queremos neste ano ampliar as nossas ações junto às comunidades e grupos de convivência a fim de divulgar mais a Central de Libras, que presta serviços gratuitamente a quem necessita”, afirma Gisele Gimenez Detro Carneiro.

A Central de Libras está localizada em um prédio anexo ao CRAS do Centro. Endereço: Rua Dr. Sá Earp, nº 39. E-mail/ Skype: cilpetropolis@hotmail. com. Para informações telefone: (24) 2249-4280.

 



Compartilhe:


Casando com Estilo



Rua Joaquim Moreira, 106
Centro – Petrópolis – RJ
Cep: 25600-000

ABRAJORI – Associação Brasileira dos Jornais do Interior