Edição: sábado, 12/08/2017
Compartilhe:

  Ambiente

Comdep fala sobre reaproveitamento de resíduos durante o Bunka-sai


Estande mostra artigos de artesanato com tema japonês feitos a partir de reciclagem e apresenta material informativo sobre coleta seletiva

 

O festival da cultura japonesa também abre espaço para tratar da reciclagem dos resíduos sólidos. Durante os dias do Bunka-sai, a Comdep repete ação já desenvolvida em outros grandes eventos da cidade e mantém um estande dentro do Palácio de Cristal. No espaço, o público encontra artigos de artesanato com alusão ao país asiático feitos com materiais reaproveitados. Além disso, os visitantes podem obter informações sobre a coleta seletiva.

No estande, há vários cartazes explicando sobre o tempo de decomposição de diferentes tipos de materiais, além de dicas sobre como ter um estilo de consumo mais sustentável e como fazer a coleta seletiva. Em Petrópolis é possível levar o lixo inorgânico para o Ecoponto e, assim, conseguir descontos na conta de luz.

“O que é legal é que, além do lado educacional que a gente desenvolve e do reaproveitamento dos resíduos sólidos, também tem a valorização dos artesãos. Temos uma equipe que sempre está junto da Comdep incentivando e apoiando este trabalho de divulgação do artesanato. O acolhimento com toda a equipe da organização da festa permitiu uma integração muito grande. Essa união foi fundamental para esse sucesso”, avalia a coordenadora de eventos da Comdep, professora Jussara Justen, que também é responsável pela educação ambiental da empresa.

Durante o período do evento, o pessoal que trabalha no Centro de Reciclagem de Cascatinha e no Ecoponto do bairro Mosela se reveza para recepcionar o público. Além disso, o grupo “Dobraduras da Serra”, que trabalha com origamis, também está junto da Comdep no trabalho durante o Bunka-sai.

“É muito interessante, muito proveitoso. Nosso grupo já trabalha com origamis há 10 anos e essa foi uma oportunidade de se juntar com o pessoal da reciclagem para fazer algumas peças e divulgar nosso trabalho. Nosso grupo ficou feliz de estar aqui junto”, afirmou a artesã Neidyr Maria de Souza.

A Comdep já teve estandes para falar de coleta seletiva e reciclagem em eventos como a Expo Petrópolis e a Bauernfest. Ao longo do ano, a empresa já deu apoio a mais de 30 eventos.

No Bunka-Sai a equipe da Comdep fez a montagem e pintura de todas as barracas, além de garantir ligação de água e a pintura em ruas do entorno do Palácio de Cristal. Nos dias de festa, a Companhia vai manter o efetivo que já trabalha próximo a região do ponto principal da celebração e reforçar a limpeza dentro do local.

“Nós temos um efetivo de 40 funcionários que trabalham na varrição e na limpeza das ruas perto do evento e, durante o Bunka-sai, mais 10 pessoas serão deslocadas para o serviço dentro do Palácio de Cristal. Também teremos a coleta de lixo em três horários diferentes, de manhã, de tarde e de noite. Fizemos toda essa organização para garantir que o público aproveite um ambiente limpo e agradável o tempo todo”, explica o presidente da Comdep, Wagner Silva.

Fotos: Marcello Santos



Compartilhe:

Casando com Estilo



Rua Joaquim Moreira, 106
Centro – Petrópolis – RJ
Cep: 25600-000

ABRAJORI – Associação Brasileira dos Jornais do Interior