Edição anterior (1452):
quinta-feira, 01 de novembro de 2018
Ed. 1452:

Capa

Compartilhe:

Voltar:

HOJE

Edição anterior (1452): quinta-feira, 01 de novembro de 2018

Ed.1452:

Compartilhe:

Voltar:


  Cidade

Comdep instala tela para coibir descarte irregular de entulho no Pedras Brancas

A Comdep está buscando mais uma alternativa para tentar coibir o descarte irregular de entulho na cidade. Uma área na comunidade Pedras Brancas, na Mosela, que frequentemente era alvo de despejo de restos de obras, mato, móveis e eletrodomésticos velhos, recebeu uma tela de 30 metros de extensão e dois metros de altura para impedir o acesso a esse espaço. No local também foi feita uma base para a colocação de quatro lixeiras.

 

A coleta de entulho é realizada constantemente e dividido entre a Comdep e a Secretaria de Serviços. A Companhia faz o serviço com funcionários e máquinas próprias, enquanto a atuação da segunda pasta coordena o trabalho da Força Ambiental. Juntas, elas já removeram 51 mil toneladas de entulho para o aterro de Pedro do Rio.

“A prefeitura tem um imenso esforço para deixar a cidade limpa, tanto com a coleta de lixo domiciliar quanto com a remoção de entulho e a varrição diária. Mesmo assim, vários locais continuam registrando esse problema. Por isso, a instalação das telas é mais uma forma de tentar impedir que algumas áreas fiquem lotadas de entulho”, diz o prefeito Bernardo Rossi.

A instalação da tela foi feita após a remoção de entulho do local, de onde saíram 56 toneladas de material despejado sobre a calçada. Com o local limpo, oito funcionários colocaram a tela de arame que cercou o espaço. Também foi colocada uma base de concreto para acomodar as lixeiras de plástico de 1 tonelada de capacidade.

 “Em alguns locais, esse problema é recorrente e, por isso, a Comdep vem buscando medidas para coibir essa prática. Já foram instalados canteiros de jardins e agora a tela para impedir o acesso a esses locais por parte de quem quer sujar as ruas e as comunidades”, afirma o presidente da Comdep, Wagner Silva. Esse trabalho feito em Pedras Brancas já foi realizado também na Rua João Xavier (Duarte da Silveira) e já está sendo planejado a próxima para a Rua São Paulo (Quitandinha).

Desde o ano passado, a Comdep instalou canteiros de jardim em locais como Siméria, Vila Militar, Quarteirão Brasileiro, Rua Espírito Santo (Quitandinha), Corrêas e Rua Fabrício de Mattos. Outra forma de coibir a prática foi com a instalação de placas indicando a proibição do descarte de entulho, serviço feito em locais como Samambaia, Corrêas, Estrada da Saudade, Bataillard, Retiro, Centro, Quarteirão Ingelheim, Itamarati, Mosela e Pedras Brancas.

O despejo de entulho é proibido pelo Código de Posturas. O caminho correto é levar para o aterro de Pedro do Rio. Quem é flagrado cometendo a irregularidade, é intimado a fazer a remoção imediata e pode ser multado em R$ 800. A Fiscalização de Posturas recebe denúncias pela prática pelo telefone 2246-9042. São cerca de 250 notificações e multas aplicadas por ano só por essa prática.

Quem tem dificuldade tem a alternativa do Disque Entulho. O serviço faz o recolhimento gratuito de até 20 sacos de 25 kg. O agendamento pode ser feito pelo telefone 2243-7822. O programa tem 23 rotas fixas, mas moradores de outros bairros podem solicitar a coleta e o atendimento ocorre de acordo com a disponibilidade.



Edição anterior (1452):
quinta-feira, 01 de novembro de 2018
Ed. 1452:

Capa

Compartilhe:

Voltar:

HOJE

Edição anterior (1452): quinta-feira, 01 de novembro de 2018

Ed.1452:

Compartilhe:

Voltar:


Casando com Estilo








Rua Joaquim Moreira, 106
Centro – Petrópolis – RJ
Cep: 25600-000

ABRAJORI – Associação Brasileira dos Jornais do Interior