Edição: terça-feira, 09/01/2018
Compartilhe:

  Geral

Comdep segue realizando limpeza no Parque São Vicente

 Trabalho acontece de maneira manual e envolve 10 funcionários

A Comdep segue realizando o trabalho de limpeza do lago do Parque São Vicente. O trabalho foi iniciado de forma emergencial na última quarta-feira (03.01) e, até agora, já foram removidas cerca de 48 toneladas de gigogas do local. Nesta segunda-feira (08.), 10 funcionários foram mobilizados para o serviço.

O trabalho terá sequência nos próximos dias e ainda não tem previsão de término.  A diretoria operacional da Comdep estima que mais de um terço das gigogas que tomaram conta do lago já foram retiradas.

O serviço ocorre de forma manual, com a utilização de cordas para puxar as plantas e um garfo para retirá-las de dentro do lago. Isso porque apenas o Instituto Estadual do Ambiente (Inea) pode utilizar retroescavadeiras no lago. No entanto, devido à crise financeira que o governo do Estado enfrenta, o órgão encontra dificuldades para realizar o serviço. Por isso, por causa da emergência do problema – que estava causando a mortalidade de peixes –, a Comdep se antecipou e iniciou a retirada das plantas.

O local já vem recebendo atenção da Comdep desde o ano passado, com diversas ações de capina, roçada e retirada de entulho. Só em 2017, o serviço aconteceu 10 vezes, incluindo mutirões próximo a dias de eventos de voo livre e a retirada de um sofá do córrego ao lado do lago, este último em dezembro.


Fotos: Marcello Santos



Compartilhe:




Rua Joaquim Moreira, 106
Centro – Petrópolis – RJ
Cep: 25600-000

ABRAJORI – Associação Brasileira dos Jornais do Interior