Edição: quarta-feira, 10/01/2018
Compartilhe:

  Impostos

Começa hoje prazo para pagamento do IPVA e DPVAT

Mais um início de ano, e os proprietários de veículos começam a se preparar para o pagamento do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA). O imposto, que incide na maioria dos automóveis, tem sua quitação obrigatória a partir de hoje (10).

Os proprietários de veículos do estado do Rio de Janeiro já podem imprimir o boleto de pagamento do imposto. Segundo a Secretaria Estadual de Fazenda, o vencimento da cota única e da primeira parcela vai ser no mesmo dia, a partir do dia 22 de janeiro, de acordo com o número final da placa do automóvel.

O percentual de abatimento é o mesmo de 2017.  Os contribuintes terão a opção de pagar em cota única com desconto de 3% ou em três parcelas mensais, mas sem o desconto.

São isentos de pagar o imposto os veículos com mais de 15 anos de fabricação, além de outros casos previstos em lei, como veículos adaptados para portadores de deficiência física e de aluguel (táxis)

A guia para o pagamento do IPVA poderá ser emitida pelo contribuinte por meio do site do Bradesco ou da página da Secretaria de Estado de Fazenda.

DPVAT: pagamento separado

A partir deste ano, a cobrança do Seguro de Danos Pessoais causados por Veículos Automotores de Via Terrestre, o DPVAT, não constará mais na guia de pagamento do IPVA. Os motoristas deverão emitir o boleto do Seguro DPVAT diretamente pelo site da Seguradora Líder (https://pagamento.dpvatsegurodotransito.com.br/). O pagamento do Seguro deve ser feito no vencimento da cota única ou na primeira parcela do IPVA.

No caso de veículos isentos do IPVA, o vencimento à vista se dará juntamente com o emplacamento ou no licenciamento anual. Vale lembrar que a quitação do Seguro DPVAT é necessária para a obtenção do CRLV, documento de comprovação do licenciamento anual do veículo e de porte obrigatório.

Para onde vai o dinheiro

Diferente do que muitas pessoas pensam, o valor arrecadado através do IPVA não é usado estritamente para conservação de ruas, estradas e sinalizações. O valor é dividido igualmente entre o estado e o município em que o veículo foi licenciado, cabendo ao governador e o prefeito decidirem onde utilizar o recurso.

Segundo um estudo realizado pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), somente 13% das estradas do nosso país são pavimentadas. Quem trafega pelas estradas comprova esse dado e não se conforma em pagar um IPVA tão caro para não ter estradas de boa qualidade. 

- Falta uma política de manutenção e preservação das rodovias. É o que precisa para manter a segurança dos usuários - comenta o advogado Luis Claudio Neves.

- Pela primeira vez vou realizar o pagamento parcelado do IPVA. O pequeno desconto de 3% após um ano de extrema crise financeira não foi suficiente para garantir o pagamento em cota única – considera a enfermeira Daiane Oliveira.

 

Quadro - Confira o calendário de vencimento do IPVA 2018.

 

Final 0:

Cota única ou primeira parcela: 22/01

Segunda parcela: 21/02

Terceira parcela: 23/03

 

Final 1:

Cota única ou primeira parcela: 23/01

Segunda parcela: 22/02

Terceira parcela: 26/03

 

Final 2:

Cota única ou primeira parcela: 24/01

Segunda parcela: 23/02

Terceira parcela: 27/03

 

Final 3:

Cota única ou primeira parcela: 25/01

Segunda parcela: 26/02

Terceira parcela: 28/03

 

Final 4:

Cota única ou primeira parcela: 26/01

Segunda parcela: 27/02

Terceira parcela: 2/04

 

Final 5:

Cota única ou primeira parcela: 29/01

Segunda parcela: 28/02

Terceira parcela: 3/04

 

Final 6:

Cota única ou primeira parcela: 30/01

Segunda parcela: 1/03

Terceira parcela: 4/04

 

Final 7:

Cota única ou primeira parcela: 31/01

Segunda parcela: 2/03

Terceira parcela: 5/04

 

Final 8:

Cota única ou primeira parcela: 1/02

Segunda parcela: 5/03

Terceira parcela: 6/04

 

Final 9:

Cota única ou primeira parcela: 2/02

Segunda parcela: 6/03

Terceira parcela: 9/04



Compartilhe:

Casando com Estilo



Rua Joaquim Moreira, 106
Centro – Petrópolis – RJ
Cep: 25600-000

ABRAJORI – Associação Brasileira dos Jornais do Interior