Edição anterior (1182):
domingo, 04 de fevereiro de 2018
Ed. 1182:

Capa

Compartilhe:

Voltar:

HOJE

Edição anterior (1182): domingo, 04 de fevereiro de 2018

Ed.1182:

Compartilhe:

Voltar:


  Cidade

Comemorando 134 anos, Palácio de Cristal será reformado 

Projeto está sendo finalizado e vai usar verba de mais de R$ 1,2 milhão do Ministério do Turismo

 

            O Palácio de Cristal completou 134 anos, na última  sexta-feira (2.2), com uma grande reforma para voltar a aparentar um jovem palácio. O projeto já está sendo finalizado pelo Departamento de Obras Públicas (Depop) e prevê intervenções nas partes hidráulica, elétrica, melhorias nos banheiros e solução de acessibilidade para o entorno do atrativo. A reforma acontece graças à verba de mais de R$ 1,2 milhão conquistada pelo prefeito Bernardo Rossi e o secretário da Turispetro, Marcelo Valente, junto ao ministro do Turismo, Marx Beltrão.

            Após a finalização do projeto, começará o processo de abertura da licitação, prevista para acontecer ainda neste primeiro semestre do ano. O recurso foi pleiteado em fevereiro do ano passado com o objetivo de fomentar o turismo na cidade, incluindo apoio para as intervenções no Palácio – que teve sua última grande reforma de revitalização em 1996. De acordo com o prefeito Bernardo Rossi, a atual administração do município vai continuar buscando recursos para movimentar o turismo na cidade.

            “Essa foi uma das vitórias que tivemos em Brasília, e que provou a importância de Petrópolis para o Turismo”, destaca.

Tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), o Palácio de Cristal foi inaugurado 134 anos atrás, no dia 02 de fevereiro de 1884. Fazendo aniversário nesta sexta-feira, é o equipamento cultural administrado pela prefeitura com o maior número de visitação na cidade. Em fins de semana comuns o espaço recebe em torno de 4 mil pessoas. Já em períodos festivos ou feriados prolongados o palácio chega a receber mais de 10 mil visitantes. O atrativo também é palco das principais festas da cidade, como Bauernfest e Natal Imperial.

Um dos 65 destinos indutores do país, Petrópolis é conhecida pelos quatro cantos do Brasil graças ao seu patrimônio histórico-cultural, que está diretamente ligado ao Palácio. Considerado um dos principais cartões-postais do município, a construção foi um presente do Conde d’Eu para sua esposa, a Princesa Isabel. Turistas de todo mundo chegam à Cidade Imperial para conhecer o atrativo, que também está ligado à Revolução Industrial, já que foi construído na França no mesmo período da construção da Torre Eifel.

Para o secretário da Turispetro, Marcelo Valente, além de preservar os patrimônios histórico-culturais da cidade, uma reforma como esta fomenta ainda mais o turismo na cidade e traz recursos, aquecendo a economia. “A verba para a reforma é uma conquista que reflete o trabalho que vem sendo feito desde o início da gestão. O turismo tem prioridade nesse governo, porque sabemos a importância e o potencial que a cidade tem. O Palácio de Cristal é nosso atrativo mais visitado, tenho certeza que após a reforma vamos receber ainda mais turistas”, avalia, lembrando que o palácio tem entrada franca, sendo uma área de lazer não só para turistas, como também para os próprios moradores da cidade.

Com o recurso, a reforma prevê a substituição da parte hidráulica e elétrica do palácio; além de modernização da iluminação e revisão estrutural.     

A primeira estrutura pré-moldada do Brasil foi encomendada pelo Conde d’Eu para que a Princesa pudesse cultivar suas hortaliças e orquídeas. Além de estufa, a construção foi palco de festas, exposições e solenidades. Mas também marcou a história por ter sido o local de entrega de cartas de alforria, das mãos da própria Princesa Isabel, aos últimos 103 escravos de Petrópolis. 

Hoje, o Palácio é aberto ao público. Ele funciona de domingo a terça-feira de 9h às 18h e de quarta-feira a sábado de 9h às 21h.



Edição anterior (1182):
domingo, 04 de fevereiro de 2018
Ed. 1182:

Capa

Compartilhe:

Voltar:

HOJE

Edição anterior (1182): domingo, 04 de fevereiro de 2018

Ed.1182:

Compartilhe:

Voltar:


Casando com Estilo








Rua Joaquim Moreira, 106
Centro – Petrópolis – RJ
Cep: 25600-000

ABRAJORI – Associação Brasileira dos Jornais do Interior