Edição: terça-feira, 13/03/2018
Compartilhe:

  Educação

Comunidade Oswaldo Cruz é primeira a receber projeto Bairro-Escola

Programa visa melhoria na vida acadêmica dos jovens

Inscrições foram abertas neste domingo em evento que aconteceu na sede da associação de moradores da comunidade


             Cem pessoas se reuniram na sede da associação de moradores da comunidade Oswaldo Cruz neste domingo (11.03), para o evento de abertura das inscrições do projeto Bairro-Escola, iniciativa da Coordenadoria da Juventude que visa melhorar o desempenho dos jovens na escola. O programa conta com três frentes de atuação e, apenas na comunidade Oswaldo Cruz (primeira a receber o projeto), dará assistência a até 150 jovens matriculados em instituições de ensino da cidade. A captação do projeto para as comunidades é resultado de parcerias entre associações de moradores e a prefeitura.

            O Bairro-Escola tem como principal objetivo melhorar o desempenho escolar dos jovens, incentivar o retorno em casos de evasão escolar e continuar o trabalho da escola dentro do ambiente familiar, com auxílio dos responsáveis. As aulas de reforço acontecem de segunda a sexta, e aos sábados os locais em que acontecem as aulas recebem o projeto Arte Educa, que promove cursos de dança.

            “Este projeto é mais um marco no trabalho de assistência ao jovem petropolitano. A cada ação, vemos que um governo que trabalha em conjunto realmente ajuda a população. Graças ao apoio de muitas frentes, conseguimos iniciar o programa, que vai melhorar a vida não só dos jovens, mas também de suas famílias”, destaca Wesley Barreto, coordenador da Juventude.

            O encontro deste domingo contou com a participação de cem pessoas, entre líderes comunitários, moradores, professores e as equipes da Coordenadoria da Juventude, do Bairro-Escola e do Petrópolis da Paz, além da presença do superintendente de Esportes e Lazer, Hingo Hammes.

             “É muito gratificante ver o poder público abraçando nossa causa, ouvindo as reivindicações da população. O projeto vai melhorar muito a vida do jovem e de seus familiares. Desde ontem, quando a iniciativa foi apresentada, muito pais me procuraram querendo saber mais sobre o projeto, muito animados”, conta Reinaldo de Souza Santos, presidente da associação de moradores da comunidade Oswaldo Cruz.

            O projeto possui três frentes: a primeira conta com as aulas de reforço escolar, com aulas de segunda à sexta; a segunda, no incentivo aos jovens que evadiram a voltarem à escola; e a terceira no trabalho com os pais para dar continuação da escola dentro de casa. O Bairro-Escola inclui, ainda, uma proposta de cursos de férias, com aulas de música, teatro e outras atividades, com o intuito de manter o laço mesmo na época em que os alunos não estão em período escolar.

            Para realizar inscrição, basta ligar para a coordenadora do projeto, Rafaela Lisboa, pelo número (24) 98838-8237. As aulas serão realizadas em uma sala na associação de moradores da comunidade, doada especialmente para o programa. Após a instauração completa do projeto, Madame Machado será a próxima localidade contemplada.



Compartilhe:



Rua Joaquim Moreira, 106
Centro – Petrópolis – RJ
Cep: 25600-000

ABRAJORI – Associação Brasileira dos Jornais do Interior