Plano Inverno - Queimada não
sexta-feira, 19/05/2017
Voltar


?Maio Amarelo -  Projeto Mini cidade no trânsito

 Maio Amarelo

 

“Trânsito é questão de educação”. A importância de atravessar na faixa de pedestres, cumprir as leis e regras para evitar acidentes e compreender os sinais de comunicação transmitidos no trânsito. Esses foram alguns pontos trabalhados durante o projeto Mini Cidade no Trânsito que ocorreu nessa quinta-feira (18.05) na Escola Municipal Major Júlio Frederico Koeler.

Na ocasião, os alunos tiveram a oportunidade de conhecer a minicidade no trânsito, do projeto “Se essa rua fosse minha” da editora Fama. Um kit foi disponibilizado para a Secretaria de Educação com replicas de rua e edifícios públicos. A intenção é a de reproduzir uma minicidade e as eventuais situações encontradas no trânsito.

“Formar cidadãos mais conscientes. Essa é a nossa missão e através de atividades pedagógicas conseguimos chamar a atenção dos alunos para o cuidado e o respeito às leis, já que o número de acidentes no trânsito com jovens no Brasil é muito grande. É desde cedo que se deve ensinar as crianças como elas devem se comportar enquanto pedestres e também como futuros motoristas”, disse o secretário de Educação, Anderson Juliano.

As atividades contaram com cerca de 40 alunos da Escola Municipal Major Júlio Frederico Koeler e também da Escola Paroquial Carlos Demiá. “A educação no trânsito é extremamente necessária ainda na infância. Através da informação podemos prevenir acidentes. Uma preocupação muito grande que temos é com as crianças quando saem na escola, elas precisam ter esse cuidado, ao atravessar inclusive. Mais importante ainda é ter esse conhecimento antes mesmo de ter aulas nas autoescolas”, afirmou o professor Felipe Balter.

“As crianças às vezes entendem trânsito como engarrafamento. Elas precisam ter a consciência de que pedestre também faz parte do trânsito e eles também devem respeitar as regras. Como carona, eles podem alertar os pais sobre os perigos, sobre a importância de obedecer ao semáforo e as placas. Essa atividade está sendo realizada durante o Maio Amarelo justamente para falarmos sobre a importância da campanha e a questão da prevenção de acidentes. Durante a prática eles aprendem inclusive sobre a prevenção de acidentes”, contou Cecília Nahm, equipe de projetos Pedagógicos da Secretaria de Educação.

O aprendizado através da atividade lúdica foi bem aceito pelos alunos. “Eles se divertiram aprendendo. Isso é muito importante. Estão todos contentes”, contou a orientadora da E.M Major Júlio Frederico Koeler, Elisângela do Carmo Cardoso.

Após a atividade, as crianças ganharam dois livros sobre educação no trânsito. Um para os pais, sobre os deveres e as leis e outro com atividades para as crianças com a temática da educação, com caça palavras e histórias em quadrinhos.

?O aprendizado através da atividade lúdica foi bem aceito pelos alunos. “Eles se divertiram aprendendo. Isso é muito importante. Estão todos contentes”, contou a orientadora da E.M Major Júlio Frederico Koeler, Elisângela do Carmo Cardoso.



Voltar




Casando com Estilo



Topo