Edição: quinta-feira, 07/06/2018
Compartilhe:

  Cidade

Conselheiros municipais de Assistência Social recebem carteirinha e certificados

 

A Coordenação da Casa dos Conselhos Municipais Augusto Ângelo Zanatta entregou, nesta quarta-feira (06.06), as carteirinhas para os conselheiros titulares do Conselho Municipal de Assistência Social (CMAS), primeiro conselho municipal a cumprir com todas as normativas da Casa. Os representantes das instituições receberam, ainda, certificado de participação no Conselho e cópias das resoluções do grupo desde 2017.

“Os conselhos são os pilares das políticas públicas implementadas pelo município. Entretanto, se buscarmos um histórico de quem passou pelos conselhos há cinco anos, por exemplo, não encontramos, pois não foi feito um arquivo. Estamos criando este acervo, oficializando a participação dos conselheiros e tendo isto tudo registrado, para que tenhamos, no futuro, esta memória. Estamos escrevendo a história da Casa dos Conselhos Municipais”, disse o coordenador da Casa dos Conselhos Municipais e Comissões, Luiz Eduardo Peixoto.

Com esta identificação, o Conselho Municipal de Assistência Social ganha um novo aliado na fiscalização de empresas e entidades, em relação ao atendimento a pessoas em situação de vulnerabilidade social. As identificações serão publicadas em Diário Oficial do município na próxima semana. Assim, os representantes têm mais uma ferramenta no cumprimento das demandas do Conselho.

“É um orgulho muito grande saber que o CMAS é o primeiro a cumprir todas as normativas da Casa dos Conselhos e, com isso, agraciado com medidas tão importantes. Isso não só fortalece o vínculo dos representantes da sociedade civil e do governo com o Conselho, como, também, firma o CMAS como parte da história desta Casa. Estou muito feliz”, destacou a presidente do Conselho Municipal de Assistência Social, Ana Cristina Eleutério.

Para o diretor-presidente da ONG Raízes do Ofício, Marcelo Xavier, além do vínculo dos conselheiros com a Casa dos Conselhos, a oficialização da identidade dos representantes dará mais segurança e visibilidade às ações da CMAS.

“Esta é mais uma ferramenta de comprovação da nossa representatividade junto ao Conselho. Isto cria o nosso vínculo com a Casa dos Conselhos e nos dá mais visibilidade, sendo uma comprovação do que estamos realizando daqui para o futuro”, disse Marcelo, que é representante da ONG que atende 342 pessoas na organização de trabalhos que auxiliam moradores no desenvolvimento econômico solidário. A instituição capacita os atendidos buscando a reinserção no mercado de trabalho, com oficina e palestras.

“É através do Conselho Municipal de Assistência Social que são discutidos temas relevantes da nossa cidade, e que nortearão todas as ações da Assistência Social no município. Considero muito importante que o CMAS seja o primeiro Conselho a receber as carteiras de identificação”, destacou o vice-presidente e representante da Secretaria de Assistência Social no Conselho, Rodrigo Lopes.

As reuniões do Conselho Municipal de Assistência Social (CMAS) acontece, sempre, na primeira quarta-feira do mês, na Casa dos Conselhos Municipais Augusto Ângelo Zanatta. A Casa fica na Avenida Koeler, número 260, no Centro (ao lado da prefeitura).



Compartilhe:


Casando com Estilo



Rua Joaquim Moreira, 106
Centro – Petrópolis – RJ
Cep: 25600-000

ABRAJORI – Associação Brasileira dos Jornais do Interior